É falso que álcool gel em chave tenha causado incêndio em veículo
Boato se iniciou em Belém, capital do Pará, onde Bombeiros negaram que o uso de álcool gel em veículos tenha sido a causa de qualquer incêndio nos últimos meses
Circula em grupos de WhatsApp de Alagoas uma imagem com um texto afirmando que um carro teria incendiado após o proprietário dar partida utilizando uma chave que havia sido limpa com álcool gel. A história é falsa.
“Não higienize a chave do carro com álcool gel ou líquido 70%. Muitos acidentes estão ocorrendo por isso. O incêndio que houve em uma garagem, em Belém, foi decorrente de uma chave que foi higienizada com álcool gel, que, ao ser colocada na ignição do veículo gerou uma faísca e incendiou o carro e vários outros estacionados próximo”, diz um trecho da mensagem.
Sem qualquer relação com a cidade de Belém, localizada no Agreste alagoano, o boato se iniciou em Belém, capital do estado do Pará, região Norte do país, onde um incêndio realmente acabou destruindo diversos carros em um estacionamento.
No entanto, militares do Corpo de Bombeiros daquele estado negaram que o uso de álcool gel em veículos tenha sido a causa de qualquer incêndio ocorrido nos últimos meses. Além disso, o síndico do prédio onde o incêndio ocorreu afirma que o condutor do veículo em momento algum fez uso de álcool gel na chave ou em qualquer outra parte do veículo.
De acordo com o supervisor técnico da área automotiva do Senai Alagoas, Ailton Silva, não é possível que um incêndio ocorra a partir da chave de um veículo. “O habitáculo da chave não tem contato elétrico. Existe um computador que está ligado a esse habitáculo por uma haste que faz o contato elétrico, que é fechado quase que hermeticamente. A partida do carro só existe depois do contato fechado. Se o contato já está fechado não existe possibilidade de ignição”, esclarece.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
