É falso que álcool gel em chave tenha causado incêndio em veículo
Boato se iniciou em Belém, capital do Pará, onde Bombeiros negaram que o uso de álcool gel em veículos tenha sido a causa de qualquer incêndio nos últimos meses
Circula em grupos de WhatsApp de Alagoas uma imagem com um texto afirmando que um carro teria incendiado após o proprietário dar partida utilizando uma chave que havia sido limpa com álcool gel. A história é falsa.
“Não higienize a chave do carro com álcool gel ou líquido 70%. Muitos acidentes estão ocorrendo por isso. O incêndio que houve em uma garagem, em Belém, foi decorrente de uma chave que foi higienizada com álcool gel, que, ao ser colocada na ignição do veículo gerou uma faísca e incendiou o carro e vários outros estacionados próximo”, diz um trecho da mensagem.
Sem qualquer relação com a cidade de Belém, localizada no Agreste alagoano, o boato se iniciou em Belém, capital do estado do Pará, região Norte do país, onde um incêndio realmente acabou destruindo diversos carros em um estacionamento.
No entanto, militares do Corpo de Bombeiros daquele estado negaram que o uso de álcool gel em veículos tenha sido a causa de qualquer incêndio ocorrido nos últimos meses. Além disso, o síndico do prédio onde o incêndio ocorreu afirma que o condutor do veículo em momento algum fez uso de álcool gel na chave ou em qualquer outra parte do veículo.
De acordo com o supervisor técnico da área automotiva do Senai Alagoas, Ailton Silva, não é possível que um incêndio ocorra a partir da chave de um veículo. “O habitáculo da chave não tem contato elétrico. Existe um computador que está ligado a esse habitáculo por uma haste que faz o contato elétrico, que é fechado quase que hermeticamente. A partida do carro só existe depois do contato fechado. Se o contato já está fechado não existe possibilidade de ignição”, esclarece.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.
Veja também
Últimas notícias
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vereadores exigem punição rigorosa à Braskem e cobram indenizações justas para famílias afetadas pela mineração
Caminhão tomba em São José da Laje e motorista é socorrido com dores no braço e na costela
JHC inaugura primeiro Gigantinho bilíngue da história de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
