PGE suspende liminar que isentava contribuição na Polícia Civil
Decisão no STF busca garantir a manutenção da reforma da previdência em Alagoas

A Procuradoria Geral do Estado (PGE), através da Procuradoria da Fazenda Estadual, conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da liminar do Tribunal de Justiça de Alagoas que permitia aos servidores inativos e pensionistas da Polícia Civil a isenção da contribuição ao Alagoas Previdência até o teto do Regime geral da Previdência Social – RGPS (no valor de R$ 6.101,06). A decisão no STF foi do Ministro Dias Toffoli e buscou garantir a manutenção da reforma da previdência legalmente aprovada no Estado de Alagoas.
A PGE agiu diante da decisão monocrática da desembargadora Elizabeth Carvalho que deferiu o pedido de tutela provisória do Sindicato dos Policiais Civis determinando que o Governo do Estado promovesse imediatamente a isenção da contribuição previdenciária. A liminar causava grande perda de arrecadação para o erário estadual, bem como o risco de serem ajuizadas novas ações com a mesma matéria, sendo assim a Procuradoria Geral do Estado apresentou pedido de suspensão de liminar no Supremo Tribunal Federal.
“Diante do déficit atuarial do sistema previdenciário, e com base na Lei Complementar Estadual nº 52/2019 e no art. 149, § 1º-A da Constituição Federal, o Alagoas Previdência passou a realizar a cobrança da contribuição previdenciária sobre os valores que excedessem o salário mínimo”, explicou a PGE.
O Ministro Dias Toffoli, nos autos da Suspensão de Segurança nº 5.412, acatando ao pedido da PGE deferiu a suspensão da decisão do TJ afirmando que “mostra-se inegável que a decisão objeto do presente pedido apresenta grave risco de efeito multiplicador, a revelar a grave repercussão sobre a ordem e a economia públicas e também justificar o deferimento da liminar pleiteada”.
Veja também
Últimas notícias

TRE/AL suspende julgamento que pode cassar mandato do deputado Paulão

Deputado Fabio Costa encurrala sócio do “Careca do INSS” em depoimento à CPMI

Com o intuito de reforçar a segurança, prefeito Bebeto Barros assina ordem para curso de especialização da Guarda Civil Municipal

CPMI: Alfredo Gaspar pede prisão de depoente acusado de ser operador do “Careca do INSS”

Ministério Público de Alagoas reúne gestores e debate regularização das Guardas Civis Municipais

Homem é conduzido ao Cisp de Novo Lino por perturbação do sossego
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
