PGE suspende liminar que isentava contribuição na Polícia Civil
Decisão no STF busca garantir a manutenção da reforma da previdência em Alagoas
A Procuradoria Geral do Estado (PGE), através da Procuradoria da Fazenda Estadual, conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da liminar do Tribunal de Justiça de Alagoas que permitia aos servidores inativos e pensionistas da Polícia Civil a isenção da contribuição ao Alagoas Previdência até o teto do Regime geral da Previdência Social – RGPS (no valor de R$ 6.101,06). A decisão no STF foi do Ministro Dias Toffoli e buscou garantir a manutenção da reforma da previdência legalmente aprovada no Estado de Alagoas.
A PGE agiu diante da decisão monocrática da desembargadora Elizabeth Carvalho que deferiu o pedido de tutela provisória do Sindicato dos Policiais Civis determinando que o Governo do Estado promovesse imediatamente a isenção da contribuição previdenciária. A liminar causava grande perda de arrecadação para o erário estadual, bem como o risco de serem ajuizadas novas ações com a mesma matéria, sendo assim a Procuradoria Geral do Estado apresentou pedido de suspensão de liminar no Supremo Tribunal Federal.
“Diante do déficit atuarial do sistema previdenciário, e com base na Lei Complementar Estadual nº 52/2019 e no art. 149, § 1º-A da Constituição Federal, o Alagoas Previdência passou a realizar a cobrança da contribuição previdenciária sobre os valores que excedessem o salário mínimo”, explicou a PGE.
O Ministro Dias Toffoli, nos autos da Suspensão de Segurança nº 5.412, acatando ao pedido da PGE deferiu a suspensão da decisão do TJ afirmando que “mostra-se inegável que a decisão objeto do presente pedido apresenta grave risco de efeito multiplicador, a revelar a grave repercussão sobre a ordem e a economia públicas e também justificar o deferimento da liminar pleiteada”.
Veja também
Últimas notícias
Dia Nacional do Turismo: Maceió destaca avanços e crescimento no setor
Sobrinho de Marcelo Victor entra na briga por uma vaga na Câmara Federal
Justiça mantém revisão do IPTU, mas decisão expõe crise entre Prefeitura da Barra e moradores
Ex-prefeito de União preserva laço com Renan Calheiros apesar de JHC
Marqueteiro escolhido por JHC também fará campanha de Raquel Lyra em Pernambuco
PT articula ato contra decisão judicial que retira mandato de Paulão
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
