PGE consegue retomada de licenças ambientais do IMA
Emissões estavam suspensas por interpretação conflituosa com o Iphan
![PGE consegue retomada de licenças ambientais do IMA](https://img.7segundos.com.br/EXLTPCWA_QluvTAMSY5MIRuk46M=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/149150-f8228d61fa7b340ceb04fac4c0483581_l_jpg.jpeg)
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) conseguiu suspender na Justiça os efeitos da liminar que impedia que o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) emitisse licenciamento ambiental em áreas preservadas ou consideradas como bem arqueológico. A decisão do desembargador Leonardo Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, acatou os argumentos do Agravo de Instrumento em defesa do trabalho desempenhado pelo IMA - de que o órgão estadual tem a tutela para fazer a defesa ambiental em Alagoas. Após orientação do Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, os Procuradores Ivan Luiz e Luciana Frias dos Santos, da Procuradoria Judicial, se empenharam em busca da reversão do quadro.
No final do mês de janeiro, o Ministério Público Federal ajuizou ação especificando que as licenças ambientais do IMA precisariam da supervisão da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - já que este recebeu uma denúncia de que existiria uma obra em um loteamento em Santana do Ipanema, que estaria sendo feita sem estudo arqueológico. Com isso, a decisão liminar anterior foi expansiva a todo Estado e terminou paralisando uma série de obras - públicas e privadas - que estão acontecendo em Alagoas, entre elas, a duplicação da AL 101 Norte e o aeroporto de Maragogi.
Para os dirigentes do IMA, as atribuições legais do o Iphan não estão em conflito e por isso não podem suspender a emissão do licenciamento ambiental estadual, como interpretam a partir da Instrução Normativa 01/2015. "As atividades relacionadas aos monumentos arqueológicos e pré-históricos já se encontram disciplinadas na Lei nº 3.924 de 26 de julho de 1961, prevendo-se, inclusive, penalidades para particulares e forma de exploração por estes e que a referida lei não fala em licenciamento ambiental, não existindo normativo que determine a prévia análise do Iphan para deferimento de licenciamento pelos órgãos ambientais", esclareceu o Agravo de Instrumento impetrado pela PGE e que foi deferido.
Segundo o Procurador Ivan Luiz, Coordenador da Procuradoria Judicial, que esteve pessoalmente no TRF 5 ao lado do presidente do IMA, Gustavo Lopes, para despachar o recurso. Ele explicou que as atribuições do IMA do licenciamento não se confundem, nem se submetem ao Iphan, já que o órgão estadual trata de matéria ambiental, enquanto a autarquia federal cuida do patrimônio histórico e arqueológico.
Ivan Luiz aproveitou para destacar o trabalho da Procuradora Luciana Frias dos Santos, que no Agravo de Instrumento fez um excelente resgate de toda a legislação federal e estadual que garante a legitimidade e legalidade do Estado nesta demanda. "Os procedimentos solicitados pela decisão judicial anterior vão na contramão da eficiência e da efetividade dos atos públicos em prol de expedientes que não estão amparados em lei", explicou.
O presidente do IMA, Gustavo Lopes, comemorou a decisão explicando que o serviço do órgão não pode ser paralisado já que obras estruturantes dependem da liberação do Estado. Ele lembrou que o Instituto tem todo o cuidado necessário e dentro da legislação na hora da concessão de licenças ambientais. “Cada ente federativo detém uma competência específica na tutela do meio ambiente. A Resolução CONANA nº 237/97, regulamenta a atuação dos membros do SISNAMA na execução da Política Nacional do Meio Ambiente, disciplinando critérios para exercício da competência para o licenciamento a que se refere o art. 10 da Lei nº 6.938/ 1981, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente”, lembrou.
Veja também
Últimas notícias
!['Cripto Gate': governo argentino enfrenta nova crise política](https://img.7segundos.com.br/NkseWqMu4WM-Vv8qbllN4o1TQQw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/milei.webp)
'Cripto Gate': governo argentino enfrenta nova crise política
![Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões](https://img.7segundos.com.br/pQ0a0sz1Rojx64Gh_zmRGn-iiNQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mega-sena-1112203504-0.webp)
Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões
![Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024](https://img.7segundos.com.br/ljZYwTOG-gFC-fD8Ufa6lJRmrQc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/maceio-dron.jpeg)
Maceió gerou mais da metade dos empregos formais em Alagoas em 2024
![Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada](https://img.7segundos.com.br/nhWWCmFExYGx9DdFgFk5FF8pOs4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/corpo-de-bombeiros-resgata-funcionario-que-teve-mao-presa-em-amaciador-de-carne-em-maceio.png)
Mulher que morreu afogada em Feira Grande é identificada
![Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal](https://img.7segundos.com.br/q_EozI7O41u0qa9Pumg4DuVymn4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fpso-almirante-tamandare-capa-credito-divulgacao-sbm.webp)
Maior plataforma de petróleo do Brasil inicia operação no pré-sal
![Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo](https://img.7segundos.com.br/8jjhv3aChscsIgUBbM9rRerwoeQ=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/9c044a89-d6ac-459a-921a-6a5bffa5d12d.jpg)
Ônibus colide contra mureta na AL-220 após motorista perder o controle do veículo
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)