Sedetur realiza cadastro de Mestres Artesãos e Entidades Representativas
Trabalho de mapeamento registra a cultura do Estado difundida através das técnicas artesanais
Em Alagoas, o artesanato é um dos destaques da cultura estadual, e anualmente o Programa Alagoas Feita À Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), realiza o mapeamento de mestres e entidades representativas da atividade artesanal.
O trabalho de mapeamento permite que as técnicas e conhecimentos permaneçam presentes nas comunidades através das novas gerações. Com relação às entidades, ele organiza coletivamente os produtores desse ofício, zelando e defendendo seus interesses.
“Durante todo o ano nós temos atividades voltadas para os artesãos em Alagoas e, uma delas, é realizar esse mapeamento, através do cadastro. É importante que essas categorias possuam sua Carteira, que é oficializada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), como forma de identificar e registrar esse o rico trabalho realizado”, ressalta Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato, da Sedetur.
Como solicitar?
Mestre Artesão
Entende-se por mestre aquele que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e que difunde para as novas gerações conhecimentos acerca dos processos e técnicas do ofício artesanal.
Identificando-se neste perfil e desejando emitir a Carteira Nacional de Mestre Artesão, é preciso enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank">[email protected] seu nome completo, CPF, telefone e anexar os documentos exigidos pelo Programa do Artesanato Brasileiro (hiperlink: http://www.
Entidades Representativas
Para esta categoria existem quatro tipos: Associação, Cooperativa, Grupo de Produção Artesanal e Federação de Artesão. O primeiro passo é entender qual classe mais se identifica e o representante deve enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank">[email protected] os documentos listados abaixo.
Para associações, cooperativas e federação de artesãos:
Nome da Entidade;
Estatuto assinado e registrado em cartório;
Registro do CNPJ;
Número do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e cópia do RG do presidente e vice-presidente;
Data de início e fim de mandato;
Ata de eleição assinada e registrada em cartório;
Lista de artesãos associados (contendo nome, CPF e número do SICAB);
Comprovante de endereço da sede;
Telefone para contato;
E-mail.
Para grupos de produção artesanal:
Nome do grupo;
Número do SICAB e cópia do RG do representante;
Lista de artesãos (contendo nome, CPF número do SICAB);
Comprovante de endereço da sede;
Telefone e e-mail.
Após o registro e análise, a confirmação de cadastro é enviada por e-mail pelo Programa do Artesanato Brasileiro.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
