Pacientes com Covid-19 relatam perda de cabelo excessiva depois da infecção
Sintoma pode aparecer cerca de dois meses depois de a pessoa testar positivo para o coronavírus
Mais de quatro meses depois de ser considerada curada do coronavírus, a americana Peggy Goroly, 56, ainda está sentindo os efeitos colaterais da doença. Porém, além da fadiga, confusão mental, falta de ar e palpitações, há dois meses, ela começou a perceber mais um sintoma: queda de cabelo.
Os fios da americana caem aos tufos e ela não é a única: Peggy está em um grupo de apoio para pacientes que tiveram Covid-19 na sua cidade e vários ex-pacientes da infecção dizem estar experimentando o mesmo problema. A filha de Peggy, que tem 23 anos e teve coronavírus em abril, também está começando a perder cabelo.
De acordo com o médico Nate Favini, em entrevista à revista Business Insider, o sintoma parece ser mais comum em pessoas que tiveram casos severos da Covid-19. Ele faz parte de um grupo de especialistas colhendo dados de pessoas recuperadas da doença nos Estados Unidos.
O nome oficial da condição é eflúvio telógeno, quando o cabelo para de crescer e começa a cair cerca de três meses após um evento traumático. “Quando o corpo está em uma situação realmente estressante, ele basicamente canaliza a energia usada para fazer o cabelo crescer para outras funções essenciais”, explica o médico.
O problema costuma durar cerca de seis meses, e pacientes podem perder até metade dos fios da cabeça. Porém, Favini notou que, em pacientes que tiveram Covid-19, não é possível fazer essa previsão: ainda há muito que não se sabe sobre a infecção e seus efeitos colaterais.
“Paciência é o mais importante, além de dar ao seu corpo o cuidado que ele precisa para se recuperar e se curar”, afirma o especialista.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
