Pacientes com Covid-19 relatam perda de cabelo excessiva depois da infecção
Sintoma pode aparecer cerca de dois meses depois de a pessoa testar positivo para o coronavírus
Mais de quatro meses depois de ser considerada curada do coronavírus, a americana Peggy Goroly, 56, ainda está sentindo os efeitos colaterais da doença. Porém, além da fadiga, confusão mental, falta de ar e palpitações, há dois meses, ela começou a perceber mais um sintoma: queda de cabelo.
Os fios da americana caem aos tufos e ela não é a única: Peggy está em um grupo de apoio para pacientes que tiveram Covid-19 na sua cidade e vários ex-pacientes da infecção dizem estar experimentando o mesmo problema. A filha de Peggy, que tem 23 anos e teve coronavírus em abril, também está começando a perder cabelo.
De acordo com o médico Nate Favini, em entrevista à revista Business Insider, o sintoma parece ser mais comum em pessoas que tiveram casos severos da Covid-19. Ele faz parte de um grupo de especialistas colhendo dados de pessoas recuperadas da doença nos Estados Unidos.
O nome oficial da condição é eflúvio telógeno, quando o cabelo para de crescer e começa a cair cerca de três meses após um evento traumático. “Quando o corpo está em uma situação realmente estressante, ele basicamente canaliza a energia usada para fazer o cabelo crescer para outras funções essenciais”, explica o médico.
O problema costuma durar cerca de seis meses, e pacientes podem perder até metade dos fios da cabeça. Porém, Favini notou que, em pacientes que tiveram Covid-19, não é possível fazer essa previsão: ainda há muito que não se sabe sobre a infecção e seus efeitos colaterais.
“Paciência é o mais importante, além de dar ao seu corpo o cuidado que ele precisa para se recuperar e se curar”, afirma o especialista.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
