HU utiliza tecnologia para reduzir distância entre pacientes com covid-19 e familiares
Televisita também é utilizada para contato com companheiro e amigos do paciente
Para reduzir a distância entre pacientes internados com covid-19 e seus familiares, o Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), instituição gerenciada pela rede Ebserh, disponibiliza, de segunda a quinta, das 10h às 12h, televisitas para os acompanhados pela instituição. As chamadas são realizadas por smartphone, via vídeo ou voz, e os usuários podem ter contato também com companheiros, amigos ou outras pessoas que tenham vínculos com eles. “É uma ação que tem como objetivo promover cuidado humanizado, bem-estar psicossocial, prevenindo problemas de saúde mental emergidos em pacientes com a covid-19”, afirma a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU, Vanessa Ferry. O projeto está em execução desde o mês de maio.
A enfermeira Dionary Chaves, coordenadora adjunta do projeto “Humanização por Teleatendimento na Pandemia de Covid-19", diz que esta é uma “ação para reduzir o isolamento social”, já que os usuários, como medida de combate à doença, não têm direito a acompanhantes. Há pacientes que realizam o teleatendimento mais de uma vez por semana e falam com mais de uma pessoa no mesmo dia. “Para garantir a segurança do paciente e a necessidade individual de cada um, ações que fazem parte das práticas de humanização, caso o assistido tenha condições clínicas, o HU propõe o atendimento on-line, e o usuário diz se quer”, afirma a enfermeira.
Para evidenciar a rotina do paciente com covid-19, o HU envia também vídeos gravados ou fotos para os grupos de referência do assistido. “Para quem gosta de cantar, o HU faz a gravação do usuário cantando e envia para o familiar de referência, por exemplo”. Dionary Chaves conta que a comunicação proporciona uma maior aproximação entre quem está hospitalizado e quem acompanha o assistido. “É muito emocionante como eles reagem ao uso dessa ferramenta”.
Outra ação que está acontecendo de forma remota, para os pacientes com covid-19, é o psicoatendimento, que também se estende para a rede de vínculos dos assistidos. Dionary Chaves conta que, após análise de necessidade, os pacientes, familiares e outros são consultados para afirmar se desejam utilizar o serviço de atendimento psicológico. Os atendimentos remotos, tanto as televisitas quanto os psicoatendimentos, são proporcionados por equipe multiprofissional, formada por assistente social, enfermeira, psicóloga e terapeuta ocupacional.
Veja também
Últimas notícias
Sem resolver problemas da água, Águas do Sertão recorre à Justiça para iniciar obras de esgoto em Penedo
Carro desgovernado atinge muro de residência e deixa feridos em Joaquim Gomes
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
