HU utiliza tecnologia para reduzir distância entre pacientes com covid-19 e familiares
Televisita também é utilizada para contato com companheiro e amigos do paciente

Para reduzir a distância entre pacientes internados com covid-19 e seus familiares, o Hospital da Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal), instituição gerenciada pela rede Ebserh, disponibiliza, de segunda a quinta, das 10h às 12h, televisitas para os acompanhados pela instituição. As chamadas são realizadas por smartphone, via vídeo ou voz, e os usuários podem ter contato também com companheiros, amigos ou outras pessoas que tenham vínculos com eles. “É uma ação que tem como objetivo promover cuidado humanizado, bem-estar psicossocial, prevenindo problemas de saúde mental emergidos em pacientes com a covid-19”, afirma a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU, Vanessa Ferry. O projeto está em execução desde o mês de maio.
A enfermeira Dionary Chaves, coordenadora adjunta do projeto “Humanização por Teleatendimento na Pandemia de Covid-19", diz que esta é uma “ação para reduzir o isolamento social”, já que os usuários, como medida de combate à doença, não têm direito a acompanhantes. Há pacientes que realizam o teleatendimento mais de uma vez por semana e falam com mais de uma pessoa no mesmo dia. “Para garantir a segurança do paciente e a necessidade individual de cada um, ações que fazem parte das práticas de humanização, caso o assistido tenha condições clínicas, o HU propõe o atendimento on-line, e o usuário diz se quer”, afirma a enfermeira.
Para evidenciar a rotina do paciente com covid-19, o HU envia também vídeos gravados ou fotos para os grupos de referência do assistido. “Para quem gosta de cantar, o HU faz a gravação do usuário cantando e envia para o familiar de referência, por exemplo”. Dionary Chaves conta que a comunicação proporciona uma maior aproximação entre quem está hospitalizado e quem acompanha o assistido. “É muito emocionante como eles reagem ao uso dessa ferramenta”.
Outra ação que está acontecendo de forma remota, para os pacientes com covid-19, é o psicoatendimento, que também se estende para a rede de vínculos dos assistidos. Dionary Chaves conta que, após análise de necessidade, os pacientes, familiares e outros são consultados para afirmar se desejam utilizar o serviço de atendimento psicológico. Os atendimentos remotos, tanto as televisitas quanto os psicoatendimentos, são proporcionados por equipe multiprofissional, formada por assistente social, enfermeira, psicóloga e terapeuta ocupacional.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Carro fica virado após acidente na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Carro fica virado após acidente na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA

Nasce José Henrique, segundo filho do prefeito JHC e Marina Candia

Betoneira enferrujada era usada em laticínio insalubre na zona rural de Girau do Ponciano

Concurso 2905 da Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões

Laudo revela que esteticista sofreu traumas na cabeça e insuficiência respiratória
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
