Moradores protestam contra construção de estação de esgoto em Guaxuma
Segundo os manifestantes, projeto pretende destruir única praça do bairro

Moradores dos bairro Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, interditaram uma das pistas da AL-101 Norte, na manhã desta sexta-feira (21), para protestar contra a construção de uma estação elevatória de esgoto na praça do Conjunto Gurguri.
De acordo com os manifestantes, o projeto executado pela prefeitura municipal de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) pretende destruir a única praça do bairro.
O Gerenciamento de Crises da Polícia Militar foi acionado e acompanhou a manifestação dos moradores.
Procurada pelo 7Segundos, a Seminfra esclareceu que o equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local
Além disso, informou que a obra vai ocupar 10% da área escolhida, de forma a preservar o espaço de lazer, sem prejuízos à comunidade.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que está beneficiando com os serviços de esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação quatro regiões de Maceió. Para implantação do esgotamento sanitário nos bairros do Litoral Norte foram necessárias a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (obra em execução no bairro da Saúde) e a instalação de Estações Elevatórias em vários bairros da região para o bombeamento do esgoto coletado até a estação de tratamento.
Implantar essas estações elevatórias exige observância a critérios técnicos, como levantamento topográfico detalhado e identificação de áreas destinadas a equipamentos urbanos, não sendo recomendadas, prioritariamente, áreas verdes ou de preservação ambiental, exceto quando inexistirem áreas destinadas à implantação de equipamentos. A área escolhida para construção da estação elevatória dos loteamentos Guaxuma e Gurgury foi a única disponível para a localidade que está fora de área verde e que atende aos critérios técnicos exigidos.
A Seminfra esclarece, ainda, que o equipamento foi projetado e dimensionado de acordo com os parâmetros das normas brasileiras e não trará transtornos à comunidade local, tendo funcionamento automatizado, além de dispor de grupo gerador exclusivo para atender a eventual falta de energia elétrica na região. O poço de sucção e demais equipamentos ficarão totalmente enterrados, causando menor impacto visual, ocupando apenas 10% da área escolhida, de forma a preservar o espaço de lazer, sem prejuízos à comunidade.
Sobre a insatisfação dos moradores, que através da Associação dos Moradores dos Loteamentos Guaxuma e Gurgury afirmaram preferir o sistema de fossa séptica e sumidouro à obra de esgotamento (pela necessidade de construção de estação elevatória), a Seminfra informa que, em reunião com representantes da Associação, na sede da Secretaria, no dia 12 de agosto de 2020, apresentou o projeto e explicou o funcionamento do equipamento e os critérios de escolha do local.
Os técnicos da Seminfra esclareceram, ainda, que o sistema preferido pelos moradores é primário e rudimentar, utilizado apenas quando inexiste rede pública coletora de esgotos, informando que a obra foi precedida de estudo ambiental e possui as licenças ambientais necessárias à sua execução.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná

Policiais descobrem laboratório de falsificação de bebidas no DF
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
