Pajuçara: Piscinas naturais são monitoradas para retorno gradual das atividades
Ação foi realizada pelo IMA em parceria com a Colônia de Pescadores Z1; objetivo é a preservação do ambiente recifal
As piscinas naturais da Pajuçara são muito conhecidas pelas belezas naturais e os recifes de corais que abrigam diversas espécies. A equipe de Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), junto aos representantes da Colônia de Pescadores Z1, estiveram no local, neste último sábado (22), realizando a vistoria de cabos e bóias que visam preservar e proteger as áreas recifais.
Durante o monitoramento, foram estabelecidas novas idas para a reposição de alguns materiais e reforçar a necessidade de conter visitas de banhistas à Piscina do Amor, que é uma zona de exclusão em que se limitam diversos usos em prol da disseminação das espécies marinhas.
Com a retomada dos passeios à Piscina Natural da Pajuçara, jangadeiros e banhistas precisam também, além das medidas de segurança neste período de pandemia, ter compromisso socioambiental.
Maria Aparecida, presidente da Colônia de Pescadores Z1, expôs que a capacitação para os jangadeiros associados, que será marcada pela Gerco do IMA, vai contribuir na sensibilização quanto a preservação desses locais e na identificação do coral-sol, espécie invasora que está ocorrendo no litoral alagoano.
“A parceria com o IMA é muito importante para que a gente retome os passeios de forma gradual, organizada e preservando o meio ambiente. Sempre respaldando à sociedade que os jangadeiros ganham seu pão de cada dia de modo consciente, com consciência ambiental”, afirma a presidente da Colônia.
O IMA, por meio dessas ações e parcerias, visa a preservação das espécies marinhas, como também a contribuição da sociedade às causas ambientais por meio da sensibilização e compromisso.
Veja também
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
