Justiça

Pleno do TJAL lamenta morte do desembargador emérito Francisco Wildo

Doutor em Direito, magistrado integrou o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF)

Por Ascom TJ 25/08/2020 13h01
Pleno do TJAL lamenta morte do desembargador emérito Francisco Wildo
Desembargador emérito Francisco Wildo - Foto: Divulgação / TRF

O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) aprovou, nesta terça-feira, por unanimidade, nota de pesar pelo falecimento do desembargador federal emérito Francisco Wildo Lacerda Dantas, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Francisco era esposo da juíza Ana Florinda Dantas, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).

"Lamentamos o falecimento do Francisco. Propusemos nota de pesar e os desembargadores a aprovaram por unanimidade", informou o presidente Tutmés Airan de Albuquerque, destacando o legado profissional do desembargador emérito, que, além da esposa, deixou quatro filhos e quatro netos.

O sepultamento será realizado no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió, às 17h desta terça-feira. Por causa das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, é restrito apenas aos familiares. Wildo foi o 17º presidente do TRF5, no biênio 2013-2015.

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Universidade de Lisboa), mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Direito Processual Civil, ingressou na magistratura federal em 1984, quando assumiu a titularidade da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas.

Como juiz federal, exerceu a direção de Foro em Alagoas em seis gestões bienais e foi corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) de 1985 a 1989 e de 1994 a 1996. O magistrado ingressou no TRF5 em agosto de 2003.