Brasil investiga ao menos 20 suspeitas de reinfecções pelo coronavírus
Pesquisadores da USP e da Fiocruz avaliam situações de pacientes que sentiram nova sequência de sintomas semanas após a recuperação

A comunidade científica internacional ficou em alerta após a confirmação do primeiro caso de reinfecção do novo coronavírus registrado em Hong Kong. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) investigam 20 casos suspeitos no Brasil.
Foram identificados 16 possíveis casos de reinfecção em São Paulo e outros quatro no Rio de Janeiro. Os cientistas precisam desvendar o motivo dos pacientes terem voltado a apresentar sintomas da doença.
O primeiro caso suspeito no país foi informado no início de agosto. A USP identificou uma técnica em enfermagem de 24 anos que apresentou novos sintomas da doença 38 dias após o desfecho da primeira infecção, em 13 de maio.
De acordo com a universidade, em 27 de junho, ela relatou febre, perda de olfato e paladar, além de dores musculares, de cabeça e na garganta. Os sintomas foram seguidos de um novo diagnóstico positivo para a doença. É preciso saber, entretanto, se o vírus original teria ficado latente ou se uma nova cepa foi adquirida.
Médicos infectologistas pedem cautela sobre o assunto e desaconselham a população a refazer testes de detecção do vírus em um intervalo curto de tempo com ausência de sintomas pois eles podem sinalizar a presença de vírus, porém na forma inativa, sem representar risco à saúde.
No caso de Hong Kong, a reinfecção foi confirmada a partir do sequenciamento genético do vírus, quando os cientistas descobriram que se tratava de uma nova linhagem, em circulação na Europa no mesmo período em que o paciente de 33 anos estava na Espanha.
Veja também
Últimas notícias

Obras de nova escola municipal avançam em Matriz de Camaragibe

Operação Fluidez autua 23 veículos na Fernandes Lima por circulação irregular

Leonardo Dias: “Bolsonaro sempre foi perseguido sem que nunca provassem nada contra ele”

Programa de Penedo sobre BPC será modelo em capacitação para municípios de AL

Semifinal da Liga Arapiraquense de Futsal e Copa Alagoana de Vôlei agitarão o Clube do Servidor de Arapiraca

Ônibus que caiu na Serra da Barriga não sofreu falhas mecânicas; perícia diz que falha humana é hipótese mais provável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
