Brasil investiga ao menos 20 suspeitas de reinfecções pelo coronavírus
Pesquisadores da USP e da Fiocruz avaliam situações de pacientes que sentiram nova sequência de sintomas semanas após a recuperação
A comunidade científica internacional ficou em alerta após a confirmação do primeiro caso de reinfecção do novo coronavírus registrado em Hong Kong. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) investigam 20 casos suspeitos no Brasil.
Foram identificados 16 possíveis casos de reinfecção em São Paulo e outros quatro no Rio de Janeiro. Os cientistas precisam desvendar o motivo dos pacientes terem voltado a apresentar sintomas da doença.
O primeiro caso suspeito no país foi informado no início de agosto. A USP identificou uma técnica em enfermagem de 24 anos que apresentou novos sintomas da doença 38 dias após o desfecho da primeira infecção, em 13 de maio.
De acordo com a universidade, em 27 de junho, ela relatou febre, perda de olfato e paladar, além de dores musculares, de cabeça e na garganta. Os sintomas foram seguidos de um novo diagnóstico positivo para a doença. É preciso saber, entretanto, se o vírus original teria ficado latente ou se uma nova cepa foi adquirida.
Médicos infectologistas pedem cautela sobre o assunto e desaconselham a população a refazer testes de detecção do vírus em um intervalo curto de tempo com ausência de sintomas pois eles podem sinalizar a presença de vírus, porém na forma inativa, sem representar risco à saúde.
No caso de Hong Kong, a reinfecção foi confirmada a partir do sequenciamento genético do vírus, quando os cientistas descobriram que se tratava de uma nova linhagem, em circulação na Europa no mesmo período em que o paciente de 33 anos estava na Espanha.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
