Brasil investiga ao menos 20 suspeitas de reinfecções pelo coronavírus
Pesquisadores da USP e da Fiocruz avaliam situações de pacientes que sentiram nova sequência de sintomas semanas após a recuperação
A comunidade científica internacional ficou em alerta após a confirmação do primeiro caso de reinfecção do novo coronavírus registrado em Hong Kong. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) investigam 20 casos suspeitos no Brasil.
Foram identificados 16 possíveis casos de reinfecção em São Paulo e outros quatro no Rio de Janeiro. Os cientistas precisam desvendar o motivo dos pacientes terem voltado a apresentar sintomas da doença.
O primeiro caso suspeito no país foi informado no início de agosto. A USP identificou uma técnica em enfermagem de 24 anos que apresentou novos sintomas da doença 38 dias após o desfecho da primeira infecção, em 13 de maio.
De acordo com a universidade, em 27 de junho, ela relatou febre, perda de olfato e paladar, além de dores musculares, de cabeça e na garganta. Os sintomas foram seguidos de um novo diagnóstico positivo para a doença. É preciso saber, entretanto, se o vírus original teria ficado latente ou se uma nova cepa foi adquirida.
Médicos infectologistas pedem cautela sobre o assunto e desaconselham a população a refazer testes de detecção do vírus em um intervalo curto de tempo com ausência de sintomas pois eles podem sinalizar a presença de vírus, porém na forma inativa, sem representar risco à saúde.
No caso de Hong Kong, a reinfecção foi confirmada a partir do sequenciamento genético do vírus, quando os cientistas descobriram que se tratava de uma nova linhagem, em circulação na Europa no mesmo período em que o paciente de 33 anos estava na Espanha.
Veja também
Últimas notícias
Vacina do Butantan: casos graves e óbitos são de profissionais de saúde
Quem é Amanda Araujo, esposa de Richarlison que viralizou nas redes
Prefeitura de Palmeira dos Índios lançará “Sopão do Povo” nesta quinta-feira (11)
São João Massayó ganha Vila Junina com fogueira cenográfica de 24 metros na orla marítima
Com curadoria de Millane Hora, Maceió aposta na valorização de artistas locais e da cultura popular
Prefeitura divulga resultado preliminar da heteroidentificação do concurso da Guarda Municipal
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
