TJAL reduz taxa de congestionamento pelo segundo ano consecutivo
TJAL reduz taxa de congestionamento pelo segundo ano consecutivo
O Poder Judiciário de Alagoas diminuiu sua taxa de congestionamento pelo segundo ano consecutivo, como mostra o relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A referida taxa mede o percentual de processos que ficaram represados sem solução, em comparação com o total tramitado no período de um ano.
Em 2019, a taxa de congestionamento total foi de 65,9%. Em 2018, havia sido de 70,1% e em 2017, de 76,9%. O TJAL também vem conseguindo reduzir a taxa de congestionamento líquida, que é calculada retirando-se do acervo os processos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório.
No ano passado, essa taxa ficou em 63,9%. Já em 2018, foi de 68%. Em 2017, chegou a 74,9%. De acordo com o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), Clóvis Gomes, quanto maior o índice, maior a dificuldade dos tribunais em lidar com o estoque de processos.
O assessor afirmou que a redução alcançada é fruto do trabalho de magistrados e servidores, que se empenham, ano a ano, em dar mais celeridade aos processos. "Magistrados e servidores trabalham com foco em resultado, com foco no cumprimento dos indicadores estabelecidos. Claro que isso não acontece de uma hora para a outra. Estamos diminuindo aos poucos e vamos reduzir ao máximo, sempre buscando uma maior eficiência no Poder Judiciário de Alagoas".
De acordo com Clóvis Gomes, o TJAL monitora e avalia periodicamente os índices alcançados para, a partir daí, definir suas ações. "A Presidência do Tribunal tem dado um foco bastante importante a essa situação, colocando toda a força disponível para que os resultados sejam atingidos. A redução dessa taxa de congestionamento faz parte do plano estratégico do Judiciário estadual", frisou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
