TJAL reduz taxa de congestionamento pelo segundo ano consecutivo
TJAL reduz taxa de congestionamento pelo segundo ano consecutivo

O Poder Judiciário de Alagoas diminuiu sua taxa de congestionamento pelo segundo ano consecutivo, como mostra o relatório Justiça em Números 2020 (ano-base 2019), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A referida taxa mede o percentual de processos que ficaram represados sem solução, em comparação com o total tramitado no período de um ano.
Em 2019, a taxa de congestionamento total foi de 65,9%. Em 2018, havia sido de 70,1% e em 2017, de 76,9%. O TJAL também vem conseguindo reduzir a taxa de congestionamento líquida, que é calculada retirando-se do acervo os processos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório.
No ano passado, essa taxa ficou em 63,9%. Já em 2018, foi de 68%. Em 2017, chegou a 74,9%. De acordo com o assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP), Clóvis Gomes, quanto maior o índice, maior a dificuldade dos tribunais em lidar com o estoque de processos.
O assessor afirmou que a redução alcançada é fruto do trabalho de magistrados e servidores, que se empenham, ano a ano, em dar mais celeridade aos processos. "Magistrados e servidores trabalham com foco em resultado, com foco no cumprimento dos indicadores estabelecidos. Claro que isso não acontece de uma hora para a outra. Estamos diminuindo aos poucos e vamos reduzir ao máximo, sempre buscando uma maior eficiência no Poder Judiciário de Alagoas".
De acordo com Clóvis Gomes, o TJAL monitora e avalia periodicamente os índices alcançados para, a partir daí, definir suas ações. "A Presidência do Tribunal tem dado um foco bastante importante a essa situação, colocando toda a força disponível para que os resultados sejam atingidos. A redução dessa taxa de congestionamento faz parte do plano estratégico do Judiciário estadual", frisou.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
