Alagoas

Médico do Samu Alagoas salta no mar e salva vítima de afogamento

Equipe do Serviço Aeromédico fez o resgate de duas vítimas na cidade da Barra de São Miguel

Por 7Segundos com Assessoria 31/08/2020 16h04
Médico do Samu Alagoas salta no mar e salva vítima de afogamento
Salvamento aconteceu neste domingo (30) - Foto: Grupamento aéreo

“A ocorrência da vida!”, foi dessa forma que Claubiano Moura, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas definiu o salvamento de duas vítimas de afogamento, realizado pela equipe aeromédica que o socorrista faz parte, na cidade da Barra de São Miguel, litoral Sul do Alagoas, neste domingo (30). Para a ocorrência foram liberados o helicóptero Falcão 03 e a Unidade de Suporte Básico (USB) de Marechal Deodoro. Nesta segunda-feira (31) foi encontrado o corpo de um jovem que estava com os dois salvos no domingo.

A equipe do serviço aeromédico estava fazendo o voo de busca e salvamento para a prevenção de afogamentos quando foi acionada para fazer o resgate aquático de uma vítima de afogamento na Barra de São Miguel. Essa é uma atividade de rotina, realizada durante feriados e finais de semana, no trecho litorâneo que compreende do município da Barra de Santo Antônio, passando pelas praias da capital alagoana e indo até a Barra de São Miguel.

De acordo com Claubiano Moura, a primeira vítima foi encontrada no mar e resgatada pelo tripulante operacional, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Marcelo Souza, integrante da equipe aeromédica, que saltou com os equipamentos necessários para fazer o resgate da vítima.

“Quando estávamos nos encaminhando para o pouso na praia e para fazer o atendimento da vítima do sexo feminino, populares começaram a acenar, indicando que outro banhista ainda estaria no mar. Voltamos e avistamos um rapaz aparentando estar muito cansado e prestes a afundar da água”, relatou o médico.

Foi nesse momento, que mesmo sem nenhum equipamento, mas com toda a experiência que o socorrista tinha, por ter feito parte do CBMAL durante nove anos, o médico do Samu saltou da aeronave e fez o salvamento dessa segunda vítima.

“Olhei para a vítima, percebi que ele não iria aguentar por muito tempo e, em questão de segundos, tomei a decisão de pular. Eu não podia decepcionar aquele paciente, a minha equipe e os meus valores. Passou tudo isso pela minha cabeça. Foi acreditar em Deus e nos meus companheiros de equipe”, contou o médico.

Com as duas vítimas retiradas do mar, os profissionais do Samu fizeram o primeiro atendimento no local. A jovem de 20 anos apresentava um grau de afogamento nível 1 e o rapaz, 22 anos, estava com um grau de afogamento nível 3.

Os pacientes estavam estáveis e o jovem precisou de mais atenção. Pelo grau do afogamento, ele teve que ser aquecido, colocado na posição lateral de segurança, foi feito um acesso venoso e teve a oferta de oxigênio por máscara.

As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, uma por uma ambulância do CBMAL e outra pela USB do Samu da Base Descentralizada de Marechal Deodoro. Os dois pacientes tiveram alta da unidade de saúde às 21h, depois de terem sido atendidos e medicados.