Médico do Samu Alagoas salta no mar e salva vítima de afogamento
Equipe do Serviço Aeromédico fez o resgate de duas vítimas na cidade da Barra de São Miguel
“A ocorrência da vida!”, foi dessa forma que Claubiano Moura, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas definiu o salvamento de duas vítimas de afogamento, realizado pela equipe aeromédica que o socorrista faz parte, na cidade da Barra de São Miguel, litoral Sul do Alagoas, neste domingo (30). Para a ocorrência foram liberados o helicóptero Falcão 03 e a Unidade de Suporte Básico (USB) de Marechal Deodoro. Nesta segunda-feira (31) foi encontrado o corpo de um jovem que estava com os dois salvos no domingo.
A equipe do serviço aeromédico estava fazendo o voo de busca e salvamento para a prevenção de afogamentos quando foi acionada para fazer o resgate aquático de uma vítima de afogamento na Barra de São Miguel. Essa é uma atividade de rotina, realizada durante feriados e finais de semana, no trecho litorâneo que compreende do município da Barra de Santo Antônio, passando pelas praias da capital alagoana e indo até a Barra de São Miguel.
De acordo com Claubiano Moura, a primeira vítima foi encontrada no mar e resgatada pelo tripulante operacional, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Marcelo Souza, integrante da equipe aeromédica, que saltou com os equipamentos necessários para fazer o resgate da vítima.
“Quando estávamos nos encaminhando para o pouso na praia e para fazer o atendimento da vítima do sexo feminino, populares começaram a acenar, indicando que outro banhista ainda estaria no mar. Voltamos e avistamos um rapaz aparentando estar muito cansado e prestes a afundar da água”, relatou o médico.
Foi nesse momento, que mesmo sem nenhum equipamento, mas com toda a experiência que o socorrista tinha, por ter feito parte do CBMAL durante nove anos, o médico do Samu saltou da aeronave e fez o salvamento dessa segunda vítima.
“Olhei para a vítima, percebi que ele não iria aguentar por muito tempo e, em questão de segundos, tomei a decisão de pular. Eu não podia decepcionar aquele paciente, a minha equipe e os meus valores. Passou tudo isso pela minha cabeça. Foi acreditar em Deus e nos meus companheiros de equipe”, contou o médico.
Com as duas vítimas retiradas do mar, os profissionais do Samu fizeram o primeiro atendimento no local. A jovem de 20 anos apresentava um grau de afogamento nível 1 e o rapaz, 22 anos, estava com um grau de afogamento nível 3.
Os pacientes estavam estáveis e o jovem precisou de mais atenção. Pelo grau do afogamento, ele teve que ser aquecido, colocado na posição lateral de segurança, foi feito um acesso venoso e teve a oferta de oxigênio por máscara.
As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da praia do Francês, no município de Marechal Deodoro, uma por uma ambulância do CBMAL e outra pela USB do Samu da Base Descentralizada de Marechal Deodoro. Os dois pacientes tiveram alta da unidade de saúde às 21h, depois de terem sido atendidos e medicados.
Veja também
Últimas notícias
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Espaço Mulheres Raízes incentiva inclusão social e revela novos talentos em Girau do Ponciano
Marcha global indígena em Belém cobra demarcação de territórios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
