Afogamentos: Maragogi e Japaratinga recebem placas de prevenção
Material também foi instalado em Maceió
Pensando na segurança de turistas, visitantes e moradores, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) instalou nesta semana placas de prevenção a afogamentos nas cidades de Maceió, Maragogi e Japaratinga. As três cidades são potencias turísticas. Com um recado de atenção, as placas sinalizam pontos de possível risco de afogamentos nas praias.
Em Maragogi foram instaladas sete placas, distribuídas entre as praias de Antunes, Barra Grande, Peroba, Praia da Bruna e Ponta de Mangue. Já em Japaratinga, receberam a sinalização as praias de Barreiras do Boqueirão e Japaratinga. Em Maceió, as praias de Ponta Verde e Jatiúca receberam a sinalização.
Ao todo, 12 placas foram instaladas que alertam sobre o risco de afogamentos, feitas em português e inglês, com mensagem de alerta também quanto a variação de maré, que interfere na praia subindo ou baixando o nível do mar, o que pode trazer uma falsa sensação de segurança ao visitante que não conhece essas particularidades da região e se arriscaria em alto mar em meio a maré baixa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), durante a última temporada de verão, entre os meses de outubro de 2019 e março de 2020, foram registradas 46 ocorrências de afogamentos. Já na região de Maragogi, que também engloba o município de Japaratinga, foram três registros neste mesmo período. A classificação da CBM também traz números de resgate de corpos na praia - o que não necessariamente tratam-se de vítimas fatais de afogamentos -, nesta categoria foram cinco ocorrências na capital e duas nas duas cidades citadas da região Norte.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a instalação das placas é mais uma medida de segurança a todos os turistas, visitantes e moradores. “Apesar de nossas praias serem consideradas tranquilas, com mar calmo e ondas rasas, ainda existe o risco de afogamento em alguns pontos, além dos efeitos causados pela variação da maré que pode trazer risco a quem não conhece esse fenômeno natural, tão característico do nosso litoral. Por isso, é essencial alertamos a todos destes riscos, visando prevenir acidentes, principalmente nestas cidades que são nossos maiores polos turísticos e que certamente receberão um grande volume de turistas. Essa é mais uma medida de segurança que se junta a todo um protocolo que já vem sendo aplicado em todo o Estado, visando consolidar o Destino como um dos mais seguros nesta retomada da atividade turística prevista para este segundo semestre”, pontuou Rafael Brito.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
