Alimentação saudável reduz risco de desenvolver doenças cardiovasculares em até 80%
Consumo de comida caseira e fresca cresceu durante a pandemia do novo coronavírus, mas ainda está longe do ideal
Setembro é o mês de conscientização e combate às doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 20 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de hipertensão, derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio ou insuficiência cardíaca.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que a alimentação saudável pode reduzir em até 80% o risco de desenvolver essas patologias, de acordo com a Associação Americana do Coração. Islayne Nogueira, nutricionista do Hapvida Maceió, reforça a importância da chamada "dieta cardioprotetora" neste setembro vermelho.
De acordo com a profissional, uma dieta equilibrada e benéfica para o coração deve incluir a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, ômega 3 e fibras.
"Cúrcuma, frutas vermelhas, frutas cítricas, linhaça e azeite de oliva são ricos em antioxidantes. Já peixes, como sardinha, atum e salmão, são fontes de ômega 3. As fibras, por sua vez, são encontradas na aveia, cereais integrais e tubérculos como macaxeira, inhame e batata doce", explica.
Além de contribuírem com a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) no organismo, Dra. Islayne afirma que as fibras melhoram o funcionamento do intestino e também previnem a aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias.
CONSUMO DE COMIDA FRESCA CRESCEU DURANTE A PANDEMIA
A pandemia do novo coronavírus fez muita gente repensar os hábitos e aumentar o consumo de comida caseira e fresca, como hortaliças, frutas e feijão. É o que mostra uma pesquisa recente realizada pela Universidade de São Paulo (USP).
Apesar de a notícia ser animadora, a adoção de uma alimentação saudável regular ainda está longe do ideal e o consumo de industrializados ainda precisa diminuir. Para a nutricionista do Hapvida, é necessário atuar na prevenção.
"O nutricionista tem um papel fundamental no combate às doenças do coração. É possível prevenir muitas patologias priorizando uma alimentação colorida e variada. Também é importante a prática de atividades físicas regulares e diminuição do estresse. O coração agradece", conclui.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
