Defesa Civil investiga rachaduras em imóveis no bairro do Farol, em Maceió
Objetivo é descobrir se rachaduras tem relação com a instabilidade do solo no Pinheiro
A Defesa Civil de Maceió inicia nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, levantamentos no bairro do Farol para analisar se o aparecimento de rachaduras em alguns imóveis tem relação com a instabilidade de solo que afeta os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, provocados pela atividade de mineração – segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Os levantamentos iniciais consistem na análise das edificações que apresentam rachaduras e imóveis circunvizinhos, para identificar possíveis feições e suas continuidades.
“A intenção desses levantamentos é investigar se o fenômeno está se estendendo para outras áreas. Investigar se as fissuras e fraturas identificadas estão associadas à instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto ou não”, explica o geólogo do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), Antonioni Guerrera.
Durante os trabalhos, as equipes da Defesa Civil de Maceió podem entrar em casas cujo atendimento não foi solicitado ou agendado. “Estaremos nesta quinta-feira na Rua Tenente Antônio de Oliveira, no Farol, com todos os profissionais identificados com o colete da Defesa Civil e em carro plotado. Estamos com agendamento para analisar os imóveis cujos proprietários solicitaram vistoria e pode haver necessidade de analisar casas vizinhas para entender o problema e colher informações necessárias para o trabalho”, destacou o engenheiro civil do Cimadec, Dayvisson Rodrigues.
A investigação para saber se o fenômeno tem relação com o problema identificado no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias levará em consideração os levantamentos de campo e os dados de monitoramento. Os dados serão ainda compartilhados com a CPRM, órgão federal dá suporte nas ações de monitoramento realizadas pela Defesa Civil de Maceio, para que sejam analisados e, por fim, ser emitido parecer.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Carro capota próximo ao Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi
Homem é preso por tráfico de drogas após abordagem a van em Palmeira dos Índios
Mulher é agredida pelo ex-companheiro e fica ferida em Palmeira dos Índios
Homem é encontrado morto dentro de quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca
Líder do Comando Vermelho é preso durante festa da torcida do CSA em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
