Maceió: Audiência Pública da LOA 2021 termina nesta quinta-feira (10)
A LOA é a última etapa do planejamento orçamentário do município

A Audiência Pública Eletrônica para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 está acontecendo virtualmente no Portal do Cidadão, no endereço www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br, e vai até esta quinta-feira (10). A audiência deste ano teve início no dia 22 de agosto e está sendo realizada, exclusivamente, pela internet para evitar aglomerações como medida de prevenção ao novo coronavírus.
Para participar, basta que o maceioense acesse o Portal do Cidadão, realize o login informando o CPF e a senha e escolha duas opções entre a série de medidas disponibilizadas para votação. Para ter acesso é necessário se cadastrar no portal. Caso já tenha participado de uma APE anterior, basta entrar no site e votar.
A Audiência Pública Eletrônica (APE) é um instrumento de consulta popular, sem caráter deliberativo e que está previsto no Art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) garantindo a participação da sociedade no planejamento orçamentário e nas decisões das demandas essenciais ao município.
Todos os anos a APE é realizada em edições presenciais e virtuais. Devido aos cuidados com o contágio da Covid-19 na capital, a edição deste ano será somente online, possibilitando que a população participe das decisões que competem ao desenvolvimento do município de forma segura, confortável e prática, seja participando pelo smartphone, tablet ou pelo computador pessoal.
A LOA é a última etapa do planejamento orçamentário do município e a terceira lei ordinária do sistema orçamentário previsto na Constituição Federal, e que também está disposto no parágrafo 5º do artigo 74 da Lei Orgânica de Maceió. Essa lei atende ao que foi determinado pelo Plano Plurianual do Município (PPA) e priorizado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, realizada em maio deste ano.
É ela que permite alocação de recursos públicos, com base numa receita estimada, para realização de políticas públicas demandadas pela sociedade. Após finalizado, a LOA é encaminhada como Projeto de Lei pelo Poder Executivo para apreciação do Poder Legislativo. O prazo para esse encaminhamento é 15 de outubro.
A cooperação da sociedade nesse processo de elaboração do orçamento público é de suma importância para que o Poder Executivo possa prever receitas na lei orçamentária, que ao serem efetivamente arrecadadas, serão aplicadas em ações prioritárias, que atendam as demandas da população. É nessa etapa que o cidadão constrói com a prefeitura a elaboração das ações que serão aplicadas pela gestão municipal.
Para mais informações sobre como participar, basta ligar para os telefones 3312-1217/1218/1219 ou enviar um e-mail para [email protected].
Veja também
Últimas notícias

Arthur Lira mantém controle da federação União Progressista em AL através de Ciro Nogueira
Renan Calheiros e Davi Filho podem disputar o Senado em 2026 na mesma chapa

Polícia Civil investiga assassinato de jovem em Matriz de Camaragibe

Comissão de delegados investiga caso de adolescente morto pela PM em Palmeira dos Índios

Condenado por estuprar adolescente de 12 anos é preso em Maceió

Governo Lula rejeita proposta dos EUA para classificar PCC e CV como terroristas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
