Vendas no comércio em Alagoas crescem 9,5% no mês de julho, diz IBGE
Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foi divulgada nesta quinta-feira (10)
O volume de vendas no comércio varejista cresceu 9,5% em Alagoas em julho, na comparação com o mês anterior, e acima da média nacional (5,2%). Antes, o crescimento no estado alagoano havia sido de 7,7% em junho e de 11,1% em maio. Os resultados observados indicam, portanto, a terceira alta seguida no ano.
É o que revela a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com julho de 2019, o volume de vendas teve uma queda de 1,7%. Levando em consideração os últimos 12 meses, a redução foi de 5,7%.
No Brasil, o volume de vendas do varejo cresceu 5,2% em julho, após altas de 8,5% em junho e de 13,3% em maio.
“Até junho, houve uma espécie de compensação do que ocorreu na pandemia, então em julho a recuperação já tem um excedente de crescimento”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, analisando os resultados para o Brasil.
Vendas no comércio varejista ampliado crescem 14,3%
O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, registrou um crescimento de 14,3% em Alagoas no mês de julho. Na comparação com julho de 2019, o crescimento foi de 3,3%, o primeiro índice positivo após quatro meses de registros de queda.
Varejo cresce em 21 das 27 unidades da federação
Na passagem de junho para julho de 2020, na série com ajuste sazonal, o aumento de 5,2% da média nacional de vendas do comércio varejista deu-se devido a predomínio de resultados positivos em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para: Amapá (34,0%), Paraíba (19,6%) e Pernambuco (18,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram seis das 27 unidades da federação, com destaque para: Tocantins (-5,6%), seguido por Paraná e Mato Grosso (ambos com -1,6%).
No comércio varejista ampliado, a variação de 7,2% entre junho e julho de 2020 deu-se com predomínio de resultados positivos em 25 das 27 unidades da federação, com destaque para: Amapá (35,0%), Paraíba (21,0%) e Pernambuco (15,8%). Por outro lado, com variações negativas, figuram duas das 27 unidades da federação: Mato Grosso do Sul (-0,7%) e Piauí (-0,1%).
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
