Saúde

Síndrome associada à Covid-19 atinge crianças e adolescentes em AL

A síndrome está frequentemente associada à febre persistente, acompanhada de pressão baixa e conjuntivite

Por 7Segundos com Agência Brasil 10/09/2020 14h02
Síndrome associada à Covid-19 atinge crianças e adolescentes em AL
Nove casos foram registrados em Alagoas até o mês passado - Foto: Reprodução/ SBP

O Ministério da Saúde informou que nove crianças e adolescentes alagoanos apresentaram, até o fim de agosto, uma série de problemas de saúde relacionados a Covid-19. As sequelas levaram o nome de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica.

No Brasil foram confirmados 197 casos, onde 140 tinham menos de 10 anos no momento em que adoeceram. Ainda segundo a pasta, a síndrome pode ter causado a morte de pelo menos 14 pacientes com idades entre 0 e 19 anos no período de maio a agosto deste ano.

Os óbitos notificados foram registrados em oito estados: Pará (3); Rio de Janeiro (3); Ceará (2); Paraíba (2); Bahia (1); Pernambuco (1); Piauí (1); e São Paulo (1). 

A síndrome está frequentemente associada à febre persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas e vômitos, entre outros. 

Em alguns casos, o paciente pode desenvolver também sintomas respiratórios e disfunção cardíaca. Além disso, há sempre uma marcante atividade anti-inflamatória do organismo.