Ranking destaca avanço em Potencial de Mercado e Infraestrutura em AL
Relatório foi divulgado na quinta-feira (17), pelo Centro de Liderança Pública (CLP)
Além de conquistar o Prêmio Excelência em Competitividade na modalidade Boas Práticas pelo segundo ano consecutivo, desta vez com o Programa Escola 10, Alagoas avançou em quatro dos dez pilares temáticos que formam o Ranking de Competitividade dos Estados – Infraestrutura, Potencial de Mercado, Sustentabilidade Ambiental e Eficiência da Máquina Pública – e continuou a figurar com destaque em outros dois índices: Solidez Fiscal e Segurança Pública.
Considerada uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública no país, a iniciativa promovida desde 2011 pelo Centro de Liderança Pública (CLP) teve o resultado de sua 9ª edição divulgado na última quinta-feira (17). Na classificação geral, Alagoas está na 15ª posição, sendo o terceiro melhor colocado entre os nove estados da região Nordeste, atrás apenas do Ceará (10º) e da Paraíba (13º).
“Este ranking é fundamental para estruturar o planejamento dos estados, uma vez que elenca variáveis fundamentais para o desenvolvimento e para o crescimento da competitividade”, destacou o governador Renan Filho.
No Ranking, que analisa o desempenho das unidades da federação a partir de 69 indicadores – distribuídos nos dez pilares e formulados com números e dados extraídos de órgãos e fontes oficiais –, o Governo do Estado confirma os avanços promovidos pela atual gestão no tocante ao desenvolvimento econômico, eficiência nos serviços e promoção da justiça, da segurança e do bem-estar social para seus cidadãos.
Ao verificar a atuação alagoana por pilar, o primeiro destaque vai para as ações em Infraestrutura, que fizeram o estado conquistar seis posições e saltar do 14º para o 8º lugar. Entre os indicadores que compõem o segmento, Alagoas ocupa a primeira posição em todo o país no quesito Qualidade das Rodovias e apresenta melhoras expressivas em Acesso à Energia Elétrica e Custo da Energia Elétrica.
No pilar Potencial de Mercado, que avalia o tamanho do Produto Interno Bruto (PIB), a dinâmica de crescimento do PIB nos últimos quatro anos e o crescimento potencial da força de trabalho nos próximos dez anos, o estado saiu da lanterna e conquistou sete posições em relação a 2019. Entre os indicadores, o diferencial alagoano está na Taxa de Crescimento, com a conquista de 13 posições, situando-se agora em 12º lugar.
Já em Sustentabilidade Ambiental, Alagoas foi o estado que conquistou o maior número de posições e subiu da 20ª para a 15ª posição, principalmente em função dos indicadores Perda de Água e Emissão de CO2, em que se situou respectivamente no 4º e no 6º lugar.
Eficiência, segurança pública e solidez fiscal
“A criação de mecanismos de incentivos para a construção de um bom governo e a profissionalização e o desenvolvimento de canais institucionais para reforçar a meritocracia no interior da administração pública”. Assim é definido o pilar Eficiência da Máquina Pública, cujo desempenho alagoano fez o estado ganhar duas posições na tabela, figurando agora no 13º lugar. Ao observar os indicadores do pilar, Alagoas conquistou a 1ª posição no quesito Qualidade da Informação Contábil e Fiscal e destacou-se em Transparência, com um expressivo 7º lugar.
Os avanços na Segurança Pública em Alagoas também configuram um dos destaques do Governo do Estado, com resultados históricos inéditos e expressivos na redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e em diversas modalidades de roubo.
O pilar Segurança Pública é composto por nove indicadores, dentre os quais o estado se destaca por ocupar o 1º lugar em Qualidade da Informação de Criminalidade, 2º lugar no quesito Mortes a Esclarecer e a 4ª posição nos indicadores Morbidades no Trânsito e Segurança Patrimonial.
Neste caso, a avaliação merece uma ressalva: embora Alagoas tenha perdido duas posições em relação ao ano anterior, figurando agora no 14º lugar, a nota final subiu de 63 para 64,4 pontos. Ou seja, a Segurança Pública avançou, mas não ganhou posições no ranking porque outros estados também melhoraram a performance no comparativo com 2019.
Por fim, manter as contas públicas em ordem é condição essencial para o desenvolvimento. Uma das marcas de gestão do Governo de Alagoas é a organização robusta das finanças. Por isso, não é à toa que o Estado figura em 6º lugar no pilar Solidez Fiscal, em mais um índice de relevo no balanço final das estatísticas.
Veja também
Últimas notícias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Gestão municipal de Penedo cobra justiça após feminicídio de enfermeira
Morre o ator Peter Greene, que foi vilão de 'Pulp Fiction' e 'O Máskara', aos 60 anos
Carro invade casa e derruba muro em Marechal Deodoro; motorista fica ferido
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
