Brasil

Detento é morto a tiros e outros dois ficam feridos em cadeia no Recife

Secretaria afirma que crime aconteceu durante briga. Arma foi apreendida.

Por G1 25/09/2020 08h08 - Atualizado em 25/09/2020 09h09
Detento é morto a tiros e outros dois ficam feridos em cadeia no Recife
Vista aérea do Complexo Prisional do Curado, no bairro do Sancho, no Recife - Foto: Reprodução

Um detento morreu e dois ficaram feridos após os três serem baleados durante uma briga no Presídio Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), parte do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, na quinta-feira (24), segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Uma arma de fogo foi apreendida e encaminhada à Polícia Civil.

O secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou à TV Globo que um preso armado atirou devido a uma rixa pessoal, iniciando a confusão, e foi desarmado por outros detentos. No entanto, esse homem não foi identificado. A arma foi localizada por policiais penais.

A briga aconteceu entre presos do pavilhão C da unidade prisional. A Seres explicou que três dos internos foram socorridos com ferimentos, sendo dois deles para o Hospital Otávio de Freitas e um para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Um deles, identificado como Bruno Daniel Barreto dos Santos, de 23 anos, morreu no hospital.

Os outros feridos estavam internados nesta sexta-feira (25). A Seres apontou que, ao terem alta, eles são encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e também submetidos ao Conselho Disciplinar da unidade prisional.

Histórico

Em 12 de abril deste ano, dez armas de fogo, drogas e outros materiais foram apreendidos após uma revista realizada no Presídio Frei Damião de Bozzano. Um dia antes, houve uma briga entre detentos, com troca de tiros. Um preso morreu e seis ficaram feridos (veja vídeo abaixo).

No começo de setembro, uma revista realizada também no PFDB localizou sete armas de fogo e 138 munições, segundo a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

Entre as armas aprendidas estavam cinco revólveres calibre 38, sendo três deles com numerações raspadas. Foram recolhidas também duas pistolas, uma de calibre ponto 40 e outra, calibre 380, com a numeração raspada.