Queimadas deixam mais de 160 mil clientes sem energia
Cerca de 160 mil clientes ficaram sem energia devido a esse problema de outubro de 2019 a janeiro de 2020
De acordo com levantamento feito pela Equatorial Energia Alagoas, foram registradas 458 ocorrências de incêndios que afetaram algum trecho da rede da empresa no em Alagoas. O fogo seria originário das queimadas de cana de açúcar.
Cerca de 160 mil clientes ficaram sem energia devido a esse problema de outubro de 2019 a janeiro de 2020, período de estiagem no estado. Vinte e oito incêndios atingiram as linhas de subtransmissão e ocasionaram a interrupção do fornecimento em 34 cidades. Só nas Linhas de Distribuição que atendem às subestações do município de Coruripe, foram 12 interrupções.
O gerente de Operações da Equatorial, Rodolpho Ribeiro explica que os danos não ocorrem apenas se o fogo alcançar os cabos. “O calor das chamas embaixo das linhas danifica os isoladores, provocando curtos-circuitos e o rompimento dos cabos, interrompendo o fornecimento de energia. O fogo ainda pode danificar vários postes e impedir o trabalho das equipes técnicas, fazendo com que o serviço para recompor as estruturas leve horas ou até dias para ser concluído”.
Além dos prejuízos ao meio ambiente, as queimadas afetam a população em geral, escolas, hospitais, comerciantes, indústrias e empresários devido a interrupção do fornecimento. Também expõe pessoas e animais ao risco de acidentes quando há o rompimento de cabos.
Com a proximidade do período de seca, a Equatorial faz o alerta para conscientizar a população e produtores rurais sobre os prejuízos causados pelo fogo.
Também estão realizando visitas às usinas de orientações para que a colheita da cana-de-açúcar seja feita sem prejudicar as linhas de transmissão.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
