Casos de câncer de mama devem aumentar em 2020 e imunidade pode ser aliada na prevenção
Doença pode ser curada se for descoberta logo no início, afirma ginecologista
Outubro é o mês de luta e conscientização sobre o câncer de mama. O mundo se veste de rosa para chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do segundo tipo de câncer que mais mata mulheres, perdendo apenas para o câncer de pele.
Em 2020, o número de diagnósticos positivos para a doença deve crescer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Ministério da Saúde apontam que são esperados 625 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, enquanto em 2019 o país teve aproximadamente 600 mil.
SINTOMAS E CAUSAS
O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de um caroço endurecido e indolor no seio, mas também pode ter outros sinais como o aparecimento de linfonodos nas axilas ou no pescoço, alterações no bico do peito, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e saída espontânea de secreção avermelhada, rosada ou transparente dos mamilos.
“As causas do câncer são muitas, mas geralmente estão relacionadas à hereditariedade e estresse físico ou emocional”, explica a ginecologista do Hapvida Maceió, Cláudia Pinto.
DIAGNÓSTICO PRECOCE E PANDEMIA DA COVID-19
Apesar das estatísticas, o câncer de mama não deve ser visto como uma sentença de morte e pode ser curado se for descoberto logo no início. Nos últimos anos, várias ações vêm sendo implementadas para diagnosticar e tratar o câncer nos estágios iniciais.
“O diagnóstico precoce é o melhor caminho para evitar o agravamento dos tumores malignos. Por isso, é necessário fazer o check-up das mamas de maneira periódica. O ideal é realizar os exames a cada 6 meses”, afirma a especialista.
Devido a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas que fariam o rastreamento oncológico vão deixar ou já deixaram de realizar a mamografia. Mas as autoridades e órgãos de saúde alertam que a pessoa não deve parar o seu tratamento ou deixar de investigar uma possível suspeita.
“A mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos e, em pacientes que possuem parentes com câncer de mama, a partir dos 35 anos”, alerta a ginecologista do Hapvida.
PREVENÇÃO: IMUNIDADE E AUTOEXAME
Ainda de acordo com a médica, a prevenção é o melhor caminho para combater o câncer de mama. Além do autoexame e check-up semestral, fortalecer a imunidade também pode ajudar muito neste processo.
“O sistema imunológico é responsável por defender o organismo de agentes estranhos. Por isso que é tão importante ter uma alimentação equilibrada, dormir bem, controlar o estresse e praticar atividades físicas regulares”, finaliza Cláudia.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
