Concurso vai premiar melhores receitas produzidas em escolas de Maceió
Merendeiras da Rede Municipal de Educação participam da disputa
O segundo concurso de merendeiras, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), este ano, em parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), teve seu edital lançado na última sexta-feira (03). As inscrições vão de 26 a 30 de Outubro.
O concurso consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras da alimentação escolar, que atuam em escolas públicas de Educação Básica nos municípios do Projeto Cidade Empreendedora (Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, e São Miguel dos Campos).
Somente estarão aptas a participar do concurso, as receitas elaboradas pelos participantes que residem nos municípios do Projeto, que participarem das duas capacitações sobre Gestão de Alimentos e Técnicas Básicas de Culinárias. Elas devem ser inscrever e enviar suas receitas nos termos e critérios do edital. As merendeiras da Rede Municipal de Educação de Maceió irão participar das formações, que neste ano serão online, devido à pandemia do novo coronavírus.
A fase da escolha das melhores receitas da alimentação escolar ocorrerá em três momentos: a Etapa Eliminatória, a Etapa Municipal (semifinal) e a Etapa Estadual (final). Serão avaliados nas etapas municipais e estadual, o sabor, a criatividade (inovação e originalidade), a aparência e a textura dos pratos.
Os critérios para escolha da receita são a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, presença de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar.
O período das fases e etapas poderá sofrer alteração devido à necessidade de adequação. Caso haja alguma alteração, os participantes serão comunicados com antecedência mínima de 24h da data estipulada no calendário que está no edital.
As premiações vão de R$ 500 a R$ 5 mil para as merendeiras e nutricionistas da escola vencedora da etapa estadual. Confira no edital o cronograma, as etapas, as regras e os prêmios do concurso.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é condenada a 17 anos por tentar matar enteado ao jogá-lo do quarto andar
Homem tenta evitar abordagem da PM, mas é flagrado e preso com arma e drogas em Anadia
Ivete Sangalo surge em hospital com machucados no rosto e relata susto: 'Desmaiei'
Hospital de Emergência do Agreste prepara novo edital do Programa Preparando a Volta para Casa
Polícia Civil intensifica buscas por jovem de 23 anos desaparecido em Pilar
Avanço ‘rápido’ de Flávio nas pesquisas contra Lula acende alerta no PT
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
