Concurso vai premiar melhores receitas produzidas em escolas de Maceió
Merendeiras da Rede Municipal de Educação participam da disputa
O segundo concurso de merendeiras, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), este ano, em parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), teve seu edital lançado na última sexta-feira (03). As inscrições vão de 26 a 30 de Outubro.
O concurso consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras da alimentação escolar, que atuam em escolas públicas de Educação Básica nos municípios do Projeto Cidade Empreendedora (Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, e São Miguel dos Campos).
Somente estarão aptas a participar do concurso, as receitas elaboradas pelos participantes que residem nos municípios do Projeto, que participarem das duas capacitações sobre Gestão de Alimentos e Técnicas Básicas de Culinárias. Elas devem ser inscrever e enviar suas receitas nos termos e critérios do edital. As merendeiras da Rede Municipal de Educação de Maceió irão participar das formações, que neste ano serão online, devido à pandemia do novo coronavírus.
A fase da escolha das melhores receitas da alimentação escolar ocorrerá em três momentos: a Etapa Eliminatória, a Etapa Municipal (semifinal) e a Etapa Estadual (final). Serão avaliados nas etapas municipais e estadual, o sabor, a criatividade (inovação e originalidade), a aparência e a textura dos pratos.
Os critérios para escolha da receita são a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, presença de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar.
O período das fases e etapas poderá sofrer alteração devido à necessidade de adequação. Caso haja alguma alteração, os participantes serão comunicados com antecedência mínima de 24h da data estipulada no calendário que está no edital.
As premiações vão de R$ 500 a R$ 5 mil para as merendeiras e nutricionistas da escola vencedora da etapa estadual. Confira no edital o cronograma, as etapas, as regras e os prêmios do concurso.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar apreende duas armas de fogo, droga e dinheiro em ações na capital e interior
Bell Marques interrompe show em Palmeira dos Índios para comprar produtos de ambulante idosa
Governo de Alagoas entrega 2ª Creche Cria e Sala Google em Batalha nesta segunda
Guarda municipal de Delmiro Gouveia morre em acidente grave na BR-104
Tutoras pedem ajuda para encontrar cachorro desaparecido em Maribondo
Chefe do Comando Vermelho em Marechal Deodoro é capturado em Santa Catarina
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
