Saúde adota estratégia de enfrentamento para evitar novos casos de Covid-19
Equipes vão monitorar pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está adotando, a partir desta semana, uma nova estratégia no enfrentamento da Covid-19 na capital alagoana. Sob a coordenação das diretorias de Atenção à Saúde (DAS) e de Vigilância em Saúde (DVS), equipes vão dar início a uma ação de rastreamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com diagnóstico confirmado da doença.
Na prática, a ação ocorrerá da seguinte forma: a pessoa que procurar uma unidade sentinela, hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com sintomas da doença e tiver seu diagnóstico confirmado continuará a ser monitorada. A equipe de trabalho integrado da SMS fará, também, uma busca por contatos que este paciente positivo para Covid-19 teve no período entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sinais ou sintomas do caso confirmado, promovendo o isolamento deste grupo de pessoas, no intuito de quebrar a cadeia de transmissão do vírus.
“A ação tem como objetivo diminuir a propagação da doença de forma localizada, a partir da identificação de novas infecções devido à exposição a um caso conhecido. Com a estratégia, será possível fazer o isolamento de novos casos e prevenir o surgimento de uma próxima geração de infecções a partir de um caso índice, fortalecendo a possibilidade de interrupção da transmissão e evitando o aparecimento de novos casos de Covid-19”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Rodrigues.
Na nova ação, custeada por recursos do Ministério da Saúde, a equipe de trabalho composta pela Vigilância em Saúde e pela Atenção Primária irá realizar o rastreamento das pessoas de convívio do novo paciente diagnosticado por telefone, reportando-se apenas a questionamentos relacionados à sua saúde, após ter ocorrido o contato com o paciente de Covid-19.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque, a partir do rastreamento, a equipe vai poder monitorar a pessoa ou o grupo de pessoas que mantiveram contato com o paciente já diagnosticado e, por um período de isolamento (14 dia), observar o aparecimento de sintomas, promovendo a intervenção com o tratamento adequado, caso seja necessário.
“Como hoje já é possível se fechar um diagnóstico por outros meios e não apenas com exames laboratoriais – a exemplo da presença de sintomas mais característicos da doença e exames de imagem – consideramos que essa nova estratégia será bastante útil, especialmente na detecção de casos assintomáticos, que é o grande foco de preocupação nas ações de enfrentamento da Covid-19”, ressaltou Nara.
Para tranquilizar a população, a Diretora Fernanda Rodrigues reforça que as equipes irão realizar o trabalho através de ligação telefônica. Só haverá visita à residência do contato, caso as informações não sejam obtidas pelo meio inicial (telefone). É importante frisar também que as informações repassadas serão mantidas sob sigilo, evitando a exposição dos pacientes.
Veja também
Últimas notícias

Casal regulariza fornecimento de água em povoados de Delmiro Gouveia

Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido em Maragogi

Crescimento moderado do consumo no primeiro trimestre coloca Maceió acima da média naciona

Camila Lima deixa Secretaria de Turismo de Maragogi

Seminário sobre saúde mental promovido pelo Corpo de Bombeiros orienta pais de crianças atípicas

Silêncio de Lira deve acelerar ida de Carlos Gonçalves para o grupo de Renan Calheiros
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
