Chips prometidos pelo MEC devem chegar só no final do mês e UFAL aciona plano B
Mais de 11 mil alunos podem receber pacotes de internet na instituição
No mês de agosto o Ministério da Educação (MEC) fez uma grande divulgação sobre os chips que seriam distribuídos a alunos de instituições federais para aulas remotas. O tempo está passando, as atividades online começaram, as unidades não chegaram e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) acionou um plano B.
O pró-reitor de assistência estudantil da universidade, Alexandre Lima, informou que a previsão para a chegada dos chips seria o fim do mês.
“As operadoras devem encaminhar os lotes para a RNP [Rede Nacional de Ensino e Pesquisa] até o dia 26 de agosto e só depois disso ocorrerá a distribuição”, explicou.
O professor informou que o processo contará com mais duas etapas, que são o cadastro de cada linha e aluno, para então serem entregues.
Ele também informou que a UFAL não esperava esse atraso, já que aulas remotas iniciaram em várias instituições pelo Brasil, e um plano entrou em ação. “Criamos o Auxílio Digital onde esses alunos foram contemplados com um valor para incrementar seus pacotes de dados e com isso, participar das aulas”.
Do universo de 24 mil alunos da graduação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) poderá receber chips para atender 11.284 discentes que estão em vulnerabilidade social.