Governo e prefeitura fazem levantamento para realocar famílias que ocupam prédio condenado
Ação foi coordenada pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil e conta com apoio do MP e de órgãos de assistência social
Em ação coordenada pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil e que envolveu as secretarias estadual e municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária - sob orientação do Ministério Público Estadual (MPE) - foi realizada, nesta sexta-feira (16), o acompanhamento e o levantamento das famílias que estão alojadas no prédio Maria Moreno, antiga Controladoria Geral do Estado (CGE), localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Maceió.
As famílias são vinculadas à Frente Nacional de Lutas (FNL).
O intuito é obter um laudo oficial do quantitativo de pessoas que está no prédio Maria Moreno, cujas instalações já foram condenadas pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual.
O edifício foi ocupado em fevereiro deste ano. Desse período até o momento, os ocupantes e o FNL foram notificados pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) - responsável pelo patrimônio do Estado -, dos riscos iminentes de um acidente na estrutura condenada do edifício.
“O objetivo deste trabalho é de que as famílias sejam retiradas do local de risco iminente e conduzidas para o Aluguel Social, em processo que será feito pelo município de Maceió. A ação respeita a dignidade das famílias com toda assistência e estrutura do Estado e da Prefeitura, no sentido de preservar a vida dessas pessoas”, explicou a gerente de Articulação Social do Gabinete CIvil, Edenilsa Lima.
A ação é fruto, ainda, de uma reunião recente com o MP para que se fizesse um levantamento e se identificassem as famílias que de fato ocupam o prédio. A próxima etapa é para a desocupação ordenada e responsável do edifício.
Em relação ao levantamento social feito nesta sexta-feira, o resultado deve ser apresentado nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Veja também
Últimas notícias
Homem é agredido com pauladas pelo próprio vizinho no município de Minador de Negrão
Quatro homens ficam feridos após ataque com artefato explosivo a caminho de festa de torcida em Maceió
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas na Vila Brejal, em Maceió
Motociclista cai em ribanceira após colidir com cavalo na zona rural de Porto Real do Colégio
Mulher pede socorro por bilhete e é resgatada de cárcere em Penedo
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
