Governo e prefeitura fazem levantamento para realocar famílias que ocupam prédio condenado
Ação foi coordenada pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil e conta com apoio do MP e de órgãos de assistência social
Em ação coordenada pela Gerência de Articulação Social do Gabinete Civil e que envolveu as secretarias estadual e municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária - sob orientação do Ministério Público Estadual (MPE) - foi realizada, nesta sexta-feira (16), o acompanhamento e o levantamento das famílias que estão alojadas no prédio Maria Moreno, antiga Controladoria Geral do Estado (CGE), localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Maceió.
As famílias são vinculadas à Frente Nacional de Lutas (FNL).
O intuito é obter um laudo oficial do quantitativo de pessoas que está no prédio Maria Moreno, cujas instalações já foram condenadas pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual.
O edifício foi ocupado em fevereiro deste ano. Desse período até o momento, os ocupantes e o FNL foram notificados pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) - responsável pelo patrimônio do Estado -, dos riscos iminentes de um acidente na estrutura condenada do edifício.
“O objetivo deste trabalho é de que as famílias sejam retiradas do local de risco iminente e conduzidas para o Aluguel Social, em processo que será feito pelo município de Maceió. A ação respeita a dignidade das famílias com toda assistência e estrutura do Estado e da Prefeitura, no sentido de preservar a vida dessas pessoas”, explicou a gerente de Articulação Social do Gabinete CIvil, Edenilsa Lima.
A ação é fruto, ainda, de uma reunião recente com o MP para que se fizesse um levantamento e se identificassem as famílias que de fato ocupam o prédio. A próxima etapa é para a desocupação ordenada e responsável do edifício.
Em relação ao levantamento social feito nesta sexta-feira, o resultado deve ser apresentado nos próximos dias pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Veja também
Últimas notícias
Lei de Gabi combate assédio no transporte público de Alagoas
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
Mercado da Produção tem obras concentradas na segunda etapa de revitalização
Presidente do TRE/AL reúne desembargadores para tratar dos julgamentos das Eleições 2026
Rafael Brito comemora aprovação de projeto que fortalece formação de professores
Homem sofre crise de asma e é socorrido por equipes do Samu e da PM em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
