Mortes violentas intencionais crescem em AL no 1° semestre de 2020
Números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020

Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, a violência cresceu no Brasil e em Alagoas neste ano de 2020. Em relação as mortes violentas letais intencionais houve um aumento de 15,1% no estado e de 7,1% em todo o país, o que significa que o número em Alagoas cresceu acima da média nacional.
Os números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e divulgado nesta segunda-feira (19).
A comparação é entre o primeiro semestre de 2019 e o primeiro deste ano. Em Alagoas, o número de mortes violentas letais intencionais subiu de 614 para 707 no ano seguinte.
Um número que se destaca nos primeiros seis meses deste ano em Alagoas é o de homicídios dolosos (637), mas também há recorte para latrocínio (11); lesão corporal seguida de morte (2) e morte decorrente de intervenção policial (57).
“Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 não subverteu a ordem pública ou, tampouco, gerou caos social, os números trazidos nesta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram, por outro lado, que uma reconfiguração do cenário criminal e da segurança pública está em curso e que ela ainda não está totalmente nítida”, diz um trecho da pesquisa.
Contra mulheres
Quando é feito um recorte em relação aos homicídios dolosos contra mulheres o cenário não muda na comparação entre o primeiro semestre do ano passado e o deste ano. Foram registradas 54 mortes nos primeiros seis meses de 2020 e o mesmo número nesse período em 2019.
Já o número de feminicídio caiu 42,3% usando o mesmo recorte de tempo. Foram 26 casos neste período no ano passado, contra 15 este ano.
Últimas notícias
Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas

Alunos da EJAI recebem descontos no comércio de Matriz de Camaragibe

AeC conclui treinamento de 1ª turma que terá oportunidade de emprego em Palmeira

Moraes autoriza Mauro Cid a viajar com a filha para evento em SP

Preparativos intensificam a Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba em Arapiraca

Após vazamento de dados, Trump diz que “terroristas Houthis foram dizimados”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
