Mortes violentas intencionais crescem em AL no 1° semestre de 2020
Números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020
Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, a violência cresceu no Brasil e em Alagoas neste ano de 2020. Em relação as mortes violentas letais intencionais houve um aumento de 15,1% no estado e de 7,1% em todo o país, o que significa que o número em Alagoas cresceu acima da média nacional.
Os números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e divulgado nesta segunda-feira (19).
A comparação é entre o primeiro semestre de 2019 e o primeiro deste ano. Em Alagoas, o número de mortes violentas letais intencionais subiu de 614 para 707 no ano seguinte.
Um número que se destaca nos primeiros seis meses deste ano em Alagoas é o de homicídios dolosos (637), mas também há recorte para latrocínio (11); lesão corporal seguida de morte (2) e morte decorrente de intervenção policial (57).
“Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 não subverteu a ordem pública ou, tampouco, gerou caos social, os números trazidos nesta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram, por outro lado, que uma reconfiguração do cenário criminal e da segurança pública está em curso e que ela ainda não está totalmente nítida”, diz um trecho da pesquisa.
Contra mulheres
Quando é feito um recorte em relação aos homicídios dolosos contra mulheres o cenário não muda na comparação entre o primeiro semestre do ano passado e o deste ano. Foram registradas 54 mortes nos primeiros seis meses de 2020 e o mesmo número nesse período em 2019.
Já o número de feminicídio caiu 42,3% usando o mesmo recorte de tempo. Foram 26 casos neste período no ano passado, contra 15 este ano.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
