Mortes violentas intencionais crescem em AL no 1° semestre de 2020
Números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020
Mesmo em meio a pandemia da Covid-19, a violência cresceu no Brasil e em Alagoas neste ano de 2020. Em relação as mortes violentas letais intencionais houve um aumento de 15,1% no estado e de 7,1% em todo o país, o que significa que o número em Alagoas cresceu acima da média nacional.
Os números são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e divulgado nesta segunda-feira (19).
A comparação é entre o primeiro semestre de 2019 e o primeiro deste ano. Em Alagoas, o número de mortes violentas letais intencionais subiu de 614 para 707 no ano seguinte.
Um número que se destaca nos primeiros seis meses deste ano em Alagoas é o de homicídios dolosos (637), mas também há recorte para latrocínio (11); lesão corporal seguida de morte (2) e morte decorrente de intervenção policial (57).
“Se, por um lado, a pandemia de Covid-19 não subverteu a ordem pública ou, tampouco, gerou caos social, os números trazidos nesta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram, por outro lado, que uma reconfiguração do cenário criminal e da segurança pública está em curso e que ela ainda não está totalmente nítida”, diz um trecho da pesquisa.
Contra mulheres
Quando é feito um recorte em relação aos homicídios dolosos contra mulheres o cenário não muda na comparação entre o primeiro semestre do ano passado e o deste ano. Foram registradas 54 mortes nos primeiros seis meses de 2020 e o mesmo número nesse período em 2019.
Já o número de feminicídio caiu 42,3% usando o mesmo recorte de tempo. Foram 26 casos neste período no ano passado, contra 15 este ano.
Últimas notícias
Revólver é apreendido após fuga de suspeitos no Tabuleiro do Martins
Homem é preso após invadir casa e xingar ex-companheira em Rio Largo
“Não há motivo para desavença entre Brasil e EUA”, afirma Lula em reunião com Trump na Malásia
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
