Emater inicia programação com roda de conversa sobre ervas medicinais
Projeto trabalha com grupo de mulheres agricultoras de extrema pobreza
Com o tema “Mulheres Rurais – cultivo de plantas medicinais”, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) iniciou a programação na Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas 2020 (Expoagro), nesse domingo (25).
A roda de conversa contou com a participação de técnicos das regiões atendidas pela Emater, e foi ministrada pela zootecnista Michelle Guimarães.
Por meio do projeto Dom Helder Câmara, Michelle trabalha com a comunidade Serrote dos Bois, no município de Santana do Ipanema, com foco em agricultoras de extrema pobreza, visando gerar inclusão social e produtiva.
“A mulher tem ocupado o espaço dela, pois sempre trabalhou, mas nunca foi vista. Então agora, graças ao empoderamento, ela está se mostrando e cada vez mais tomando conta”, salienta Michelle.
O grupo é composto por nove mulheres e elas trabalham com ervas desidratadas, como cidreira, capim santo, babosa e hortelã. “A princípio, todas em seus quintais de casa tinham uma certa variedade, porque isso é comum nas comunidades”, explica a zootecnista.
Até então, o projeto, que começou em 2018, já gerou uma renda de R$ 19.200, e hoje conta com as parcerias do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca/Ufal) e da Prefeitura de Santana do Ipanema.
Expoagro 2020
A roda de conversa do domingo abriu a programação da Emater na Expoagro 2020. Confira o cronograma da semana:
Segunda-feira (26/10): Diálogo de ATER – Inclusão Produtiva, das 18h às 19h30;
Terça-feira (27/10): Live – ATER Digital, das 16h às 17h, no instagram da Emater (@emateralagoas) e da Expoagro (@expoagroalagoas);
Quarta-feira (28/10): Roda de conversa – Hortas urbanas e periurbanas, das 17h às 18h30;
Quinta-feira (29/10): Roda de conversa – Organização social na agricultura familiar, das 17h às 18h30;
Sexta-feira (30/10): Roda de conversa – Extensão rural em Alagoas, das 17h às 18h30;
Sábado (31/10): Diálogo de ATER – Resgate dos saberes e sabores da agricultura familiar, das 17h às 18h30.