Protocolo orienta instituições educacionais para retorno de atividades presenciais
Documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26) e visa orientar unidades quanto às medidas de distanciamento social seguro contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tornou público nesta segunda-feira (26) o Protocolo de Orientação à Gestão Escolar para retorno às aulas presenciais, o qual visa orientar instituições educacionais quanto às medidas de distanciamento social seguro contra a Covid-19. A portaria foi publicada nas páginas 18 e 19 do Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) e também pode ser conferido no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br).
No último dia 21, o governador Renan Filho publicou o Decreto 71.749 que autoriza a retomada de atividades presenciais para o público maior de 18 anos – já para o público da Educação Básica, seja da rede pública ou privada, as atividades permanecem à distância. O protocolo servirá de subsídio para que estas atividades retornem de forma segura.
Segurança - De acordo com a superintendente da Rede da Seduc, Roseane Vasconcelos, o protocolo foi construído em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e deve servir como parâmetro a ser adaptado de acordo com a realidade de cada instituição de ensino, visando garantir condição de segurança para o convívio coletivo do ambiente escolar.
“Este protocolo visa atender a todas as instituições de ensino e, neste momento, orientará aquelas que atendem público adulto, as quais já estão autorizadas pelo Decreto Governamental para retomar as atividades presenciais, a exemplo de cursinhos, cursos de idiomas, cursos profissionalizantes e faculdades”, esclarece Roseane.
Medidas - Dentre as medidas a serem adotadas, a equipe diretiva deve construir um plano de ação contemplando a preparação da equipe para o retorno, definição da nova rotina no ambiente escolar e monitoramento constante das ações de prevenção e combate à Covid 19. A mesma também deve promover uma articulação com Secretaria Municipal de Saúde, a fim de estabelecer parcerias na execução do protocolo de segurança, e socialização, ainda de forma remota, sobre todos os cuidados necessários para uso de Equipamentos Proteção Individual (EPI).
O protocolo orienta ainda sobre o transporte escolar, no caso de quem faz uso do mesmo, sinalização, demarcação, higienização e desinfecção de todos os ambientes escolares, além da mobilização e orientação prévia dos estudantes antes do início das aulas presenciais, explicando o protocolo de segurança sanitária adotado pela unidade.
Veja também
Últimas notícias

Sequestrador leva homem e cachorra, mas liberta apenas a vítima humana

Com mercado em choque, dólar desaba a R$ 5,62 no pós-tarifaço de Trump

Leonardo Dias aprova moção de apoio aos prisioneiros de 8 de janeiro

Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

'Vovozona' é preso em Penedo durante Operação Epílogo, da SSP/AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
