Protocolo orienta instituições educacionais para retorno de atividades presenciais
Documento foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (26) e visa orientar unidades quanto às medidas de distanciamento social seguro contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tornou público nesta segunda-feira (26) o Protocolo de Orientação à Gestão Escolar para retorno às aulas presenciais, o qual visa orientar instituições educacionais quanto às medidas de distanciamento social seguro contra a Covid-19. A portaria foi publicada nas páginas 18 e 19 do Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) e também pode ser conferido no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br).
No último dia 21, o governador Renan Filho publicou o Decreto 71.749 que autoriza a retomada de atividades presenciais para o público maior de 18 anos – já para o público da Educação Básica, seja da rede pública ou privada, as atividades permanecem à distância. O protocolo servirá de subsídio para que estas atividades retornem de forma segura.
Segurança - De acordo com a superintendente da Rede da Seduc, Roseane Vasconcelos, o protocolo foi construído em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e deve servir como parâmetro a ser adaptado de acordo com a realidade de cada instituição de ensino, visando garantir condição de segurança para o convívio coletivo do ambiente escolar.
“Este protocolo visa atender a todas as instituições de ensino e, neste momento, orientará aquelas que atendem público adulto, as quais já estão autorizadas pelo Decreto Governamental para retomar as atividades presenciais, a exemplo de cursinhos, cursos de idiomas, cursos profissionalizantes e faculdades”, esclarece Roseane.
Medidas - Dentre as medidas a serem adotadas, a equipe diretiva deve construir um plano de ação contemplando a preparação da equipe para o retorno, definição da nova rotina no ambiente escolar e monitoramento constante das ações de prevenção e combate à Covid 19. A mesma também deve promover uma articulação com Secretaria Municipal de Saúde, a fim de estabelecer parcerias na execução do protocolo de segurança, e socialização, ainda de forma remota, sobre todos os cuidados necessários para uso de Equipamentos Proteção Individual (EPI).
O protocolo orienta ainda sobre o transporte escolar, no caso de quem faz uso do mesmo, sinalização, demarcação, higienização e desinfecção de todos os ambientes escolares, além da mobilização e orientação prévia dos estudantes antes do início das aulas presenciais, explicando o protocolo de segurança sanitária adotado pela unidade.
Veja também
Últimas notícias

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Rodrigo Cunha: duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em até 50% tempo de deslocamento entre o Ibama e o Viaduto da PRF

Os jovens pedem conselhos de vida ao ChatGPT, diz Sam Altman

Jovem de 18 anos descobre que está tendo um AVC após foto no Snapchat

Acusado de esfaquear homem é preso em flagrante em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
