Guedes nega privatização de UBS e fala em “guerra ideológica de narrativas”
O ministro da Economia disse que se assustou ao ver a reação negativa, pois essa medida já havia sido tomada há tempos
O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta quinta-feira (29/10) que o intuito do Decreto nº 10.530/20 era privatizar o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele classificou a situação como “guerra ideológica de narrativas”. A declaração foi dada em audiência pública da comissão especial do Congresso Nacional sobre a Covid-19.
Guedes disse que há cerca de 4 mil unidades básicas de saúde (UBS) com obras atrasadas e que a intenção do governo era colocar a iniciativa privada para finalizá-las. “Jamais esteve sob análise privatizar o SUS, seria insanidade falar isso. Seria uma chance de colocar o capital privado a serviço da saúde brasileira”, frisou.
O ministro disse que se assustou ao ver a reação em torno do tema, pois essa medida já havia sido tomada há tempos. E destacou a importância do SUS: “Mostrou durante a crise porque é decisivo e porque foi um passo acertado, essa ferramenta poderosa de um sistema descentralizado de saúde. Sobre o decreto, seria um contrassenso privatizar o SUS”.
Segundo o ministro, a ideia foi trazida pela secretária especial do PPI, Martha Seiller, para aumentar a capacidade de atendimento do sistema de saúde.
Após críticas, o governo revogou, nessa quarta-feira (28/10), o Decreto nº 10.530, que incluía a política de fomento ao setor de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS) na iniciativa voltada a concessões e privatizações do governo, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Minutos antes de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que revogaria o decreto, o Ministério da Economia disse que o estudo foi solicitado pela pasta da Saúde e que os serviços seguiriam 100% gratuitos para a população.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Carro é tomado pelo fogo em estacionamento de supermercado em Arapiraca
PM-AL resgata 89 aves silvestres durante fiscalização do Batalhão Ambiental no interior
Eduardo Canuto e Brivaldo Marques deixam 1º escalão de JHC para disputar as eleições
Banco do Brasil prorroga até 30 de abril renegociação de dívidas
Após sofrer bullying, menino ganha chuteira 'dos sonhos' de aniversário e comemoração com amigos viraliza; VÍDEO
Polícia começa a investigar incêndio em kitnet que deixou homem morto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
