Prefeitura de Maceió implanta novo sistema para marcação de consultas
Cora dá lugar ao Centro de Gestão Integrada da Saúde
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou o Centro de Gestão Integrada da Saúde (Cegis). Com isso, o Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora) foi extinto e suas atribuições serão executadas Sistema Regulador de Gestão (SGR). A Portaria Nº081, que institui o fim do Cora, foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (4)
O novo sistema já está implantado no 2º Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes Netto, localizado no Poço, e no Centro de Especialidades Eliane Machado, no Centro. Em funcionamento desde agosto, já apresentou melhorias significativas na assistência aos pacientes.
A novidade substitui o Cora e faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Modernização da Saúde. Esta ação integra o planejamento estratégico da SMS, que, entre outras ações, vem trabalhando com alternativas ao Sistema de Regulação (SISREG), fornecido pelo Ministério da Saúde.
“Esta atividade vem sendo estudada e trabalhada há mais de um ano entre a SMS e a Indra e depois de muito estudo com diversos setores, a solução está em fase de implantação demonstrando resultados expressivos”, disse Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra, empresa responsável pela gestão da marcação de procedimentos da SMS.
Entre os resultados obtidos estão a melhoria nos indicadores de saúde, como a otimização do tempo de marcação, reduzindo em média 50% do tempo com relação ao sistema anterior, fim das filas nas unidades, pois os pacientes recebem a marcação por ligação ou WhatsApp, redução da falta dos usuários de 80% para 45%, mesmo com a pandemia, e visão integrada do mapa de ofertas, necessidades, filas e produtividade em tempo real.
Para completar o fluxo total de atendimento, o sistema irá incorporar questões envolvendo a gestão hospitalar, controle, avaliação e auditoria e financeiro.
Últimas notícias
Da Bahia à Sapucaí, Carnaval 2026 tem clima de campanha antecipada pró-Lula
Mega-Sena, concurso 2.967: prêmio acumula e vai a R$ 130 milhões
Menina de quatro anos que desapareceu em região de mata é encontrada em MG
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
