Alagoas

Taxa de contaminação de presos em Alagoas é a menor do país

A Seris adotou várias medidas para evitar a propagação do vírus no sistema prisional

Por 7Segundos com assessoria 12/11/2020 16h04
Taxa de contaminação de presos em Alagoas é a menor do país
Área interna do Baldomero Cavalcante - Foto: Ascom Seris

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou os dados do levantamento “Impactos da Covid-19 no Sistema Prisional Brasileiro” que apontou Alagoas como o estado com menos casos entre os presos. 

Conforme a publicação disponível no site oficial do Depen, foram 69 casos confirmados – o equivalente a 0,79% do total de pessoas reclusas em Alagoas –, número bem inferior à quantidade de presos (192) que contraíram a doença em Roraima, 2º estado com menos registros.

Alagoas está entre os seis estados que não contabilizam nenhuma morte, ao lado de Tocantins, Amapá, Pará, Bahia e Rio Grande do Norte, superando em muito o índice registrado em São Paulo, que já soma 33 óbitos.

Outro ponto positivo diz respeito ao número de fugas e rebeliões, pois, sem ocorrências do tipo há quase três anos, Alagoas se junta a cinco estados em que o índice é nulo, graças, principalmente, ao empenho e dedicação dos policiais penais.

A Seris adotou várias medidas para evitar a propagação do vírus no sistema prisional, a exemplo da suspensão das visitas e a implantação de uma barreira sanitária com o objetivo de orientar servidores e visitantes com acesso autorizado ao sistema prisional acerca das principais medidas de prevenção.