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Mesmo com suporte telefônico e atendimento presencial paralisados, Juceal funciona normalmente

Todos os serviços do órgão têm andamento completo pelo Portal Facilita Alagoas

Por Ascom Juceal 18/11/2020 21h09
Mesmo com suporte telefônico e atendimento presencial paralisados, Juceal funciona normalmente
Mesmo com suporte telefônico e atendimento presencial paralisados, Juceal funciona normalmente - Foto: Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) permanece com o atendimento presencial e o suporte telefônico paralisados, porém, mesmo com essas pausas necessárias a fim de combater à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), os serviços do órgão alagoano de registro continuam funcionando normalmente, só que de forma totalmente online.

Sem a opção do protocolo presencial, os processos têm a entrada pelo sistema responsável por todo o seu andamento desde a consulta prévia até o acesso aos documentos autenticados: o Portal Facilita Alagoas. Pelo portal, que é a interface do registro e do licenciamento empresarial no estado, o cliente dá entrada ao processo de qualquer lugar, sendo necessário utilizar certificado para assinar a documentação.

Essa pausa no atendimento presencial foi ampliada com a publicação do decreto estadual de nº 70.145, de 22 de junho de 2020, dispondo que, somente na fase verde da matriz de risco sanitário, é previsto o retorno de todo o serviço público do Poder Executivo Estadual de forma presencial. O estado permanece na fase azul.

Para a pausa do suporte telefônico, que buscou diminuir o contato entre os servidores, foi feito um planejamento transferindo a comunicação para os e-mails [email protected] e [email protected]. Pelos canais, toda demanda é analisada em sua integridade a fim de uma resolução. No próprio Facilita Alagoas, também existe a seção Fale Conosco, que direciona o contato para os endereços de e-mail.

“Ainda recebemos alguns contatos de clientes perguntando quando a Junta Comercial irá retornar com o atendimento presencial, mas, mesmo com essa perspectiva estando próxima, sempre destacamos que a Junta Comercial está funcionando plenamente e nunca realmente parou. Enquanto há aqueles que esperam esse retorno, existem outros clientes que dão entrada a cada vez um número maior de processos, porque, utilizando o certificado do contador ou do advogado, os antigos procedimentos de antes da pandemia não mudaram, o que mudou e até refletiu num ganho de tempo e dinheiro para eles é não ter que se deslocar às unidades da Juceal”, explicou o presidente do órgão alagoano de registro, Carlos Araújo.

O presidente ainda destaca que se o cliente possuir alguma dúvida sobre a utilização da entrada online, os canais de comunicação estão disponíveis para responder qualquer questão sobre o sistema.

Além dos processos referentes a abertura, alteração e baixa de empresariais, mais de 80 outros processos contam com andamento online pelo Facilita Alagoas. A autenticação de livros contábeis e emissão de certidões empresariais também são feitas por meio do sistema.

Mesmo com as paralisações, que iniciaram em 20 de março, não teve um dia em que a Junta Comercial deixou de promover o seu expediente normal e os seus serviços, estando o Portal Facilita Alagoas 24h no ar para que também o cliente possa dar entrada aos seus processos em qualquer horário.