Mesmo com suporte telefônico e atendimento presencial paralisados, Juceal funciona normalmente
Todos os serviços do órgão têm andamento completo pelo Portal Facilita Alagoas
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) permanece com o atendimento presencial e o suporte telefônico paralisados, porém, mesmo com essas pausas necessárias a fim de combater à transmissão do novo coronavírus (Covid-19), os serviços do órgão alagoano de registro continuam funcionando normalmente, só que de forma totalmente online.
Sem a opção do protocolo presencial, os processos têm a entrada pelo sistema responsável por todo o seu andamento desde a consulta prévia até o acesso aos documentos autenticados: o Portal Facilita Alagoas. Pelo portal, que é a interface do registro e do licenciamento empresarial no estado, o cliente dá entrada ao processo de qualquer lugar, sendo necessário utilizar certificado para assinar a documentação.
Essa pausa no atendimento presencial foi ampliada com a publicação do decreto estadual de nº 70.145, de 22 de junho de 2020, dispondo que, somente na fase verde da matriz de risco sanitário, é previsto o retorno de todo o serviço público do Poder Executivo Estadual de forma presencial. O estado permanece na fase azul.
Para a pausa do suporte telefônico, que buscou diminuir o contato entre os servidores, foi feito um planejamento transferindo a comunicação para os e-mails [email protected] e [email protected]. Pelos canais, toda demanda é analisada em sua integridade a fim de uma resolução. No próprio Facilita Alagoas, também existe a seção Fale Conosco, que direciona o contato para os endereços de e-mail.
“Ainda recebemos alguns contatos de clientes perguntando quando a Junta Comercial irá retornar com o atendimento presencial, mas, mesmo com essa perspectiva estando próxima, sempre destacamos que a Junta Comercial está funcionando plenamente e nunca realmente parou. Enquanto há aqueles que esperam esse retorno, existem outros clientes que dão entrada a cada vez um número maior de processos, porque, utilizando o certificado do contador ou do advogado, os antigos procedimentos de antes da pandemia não mudaram, o que mudou e até refletiu num ganho de tempo e dinheiro para eles é não ter que se deslocar às unidades da Juceal”, explicou o presidente do órgão alagoano de registro, Carlos Araújo.
O presidente ainda destaca que se o cliente possuir alguma dúvida sobre a utilização da entrada online, os canais de comunicação estão disponíveis para responder qualquer questão sobre o sistema.
Além dos processos referentes a abertura, alteração e baixa de empresariais, mais de 80 outros processos contam com andamento online pelo Facilita Alagoas. A autenticação de livros contábeis e emissão de certidões empresariais também são feitas por meio do sistema.
Mesmo com as paralisações, que iniciaram em 20 de março, não teve um dia em que a Junta Comercial deixou de promover o seu expediente normal e os seus serviços, estando o Portal Facilita Alagoas 24h no ar para que também o cliente possa dar entrada aos seus processos em qualquer horário.
Últimas notícias
EUA, Rússia e Ucrânia encerram reuniões sem acordo sobre fim da guerra
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Comoção marca sepultamento de Edlúcio Donato, liderança do Podemos em Maceió
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
