Elevação nos casos de Covid-19 pode aumentar número de abstenções no 2º turno
Não votantes corresponde a soma da votação de cinco candidatos no 1ª turno
No primeiro turno das eleições em Maceió foi registrado o recorde de abstenções, 25,05%. O percentual corresponde a ausência de 148.318 eleitores. A elevação constante nos casos de Covid-19 e o medo em se contaminar com a doença podem influenciar para que esse número seja ainda maior no segundo turno, na disputa pela prefeitura da Capital.
A quantidade de eleitores que decidiram não votar em nenhum dos candidatos do primeiro turno corresponde a soma da votação de cinco candidatos. Juntando os votos de Davi Filho (Progressistas), Josan Leite (Patriota), Valéria Correia (PSOL) e Cícero Almeida (DC), equivale a 144.807. Ou seja, praticamente o mesmo número de pessoas que não foram às urnas.
O fato de o eleitor ter apenas de votar para prefeito, pode também influenciar para a ausência nas urnas, pois muitas pessoas são induzidas pelos candidatos ao cargo de vereador, que mantém presença nas ruas de forma constante.
Nestas eleições, realizadas em meio à pandemia do coronavírus, a abstenção foi a maior registrada em 20 anos no Brasil. Em todo o país, não foram votar 23,1% dos eleitores, o equivalente a 3,9 milhões de pessoas.
De acordo com o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), nesta quarta-feira (25), Maceió já registrou 30.559 casos de Covid-19, com 1.024 óbitos confirmados pela doença.
Antes das eleições, no dia 12 de novembro, a Capital registrou o total de 30.023 casos. Já no dia 23, depois do primeiro turno, subiu para 30.501. Um aumento de 478 caos em apenas 11 dias.
Nesta quarta-feira (25), a FioCruz registrou que Maceió está entre as quatro Capitais com considerável aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
