Edmilson Rodrigues (PSOL) é eleito e comandará Belém pela 3ª vez
Numa disputa acirrada, o psolista recebeu 51,76% dos votos válidos
Edmilson Rodrigues (PSOL) foi eleito prefeito de Belém, vencendo a disputa no segundo turno com o candidato Delegado Federal Eguchi (Patriota). O vice-prefeito eleito foi Edilson Moura (PT). A chapa teve o apoio de outros partidos de esquerda.
Numa disputa acirrada, o psolista recebeu 51,76% dos votos válidos, contra 48,24% de Eguchi e foi declarado vencedor com 98,76% das urnas apuradas.
Esta será a terceira vez que Edmilson comandará a prefeitura de Belém. Ele foi prefeito da cidade por dois mandatos quando era filiado ao PT, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.
Em seu programa de governo, Edmilson Rodrigues se comprometeu a implantar a primeira maternidade municipal na cidade; um programa de renda emergencial, complementar ao Bolsa Família; e a criar corredores inteligentes em grandes avenidas da cidade, para conectar instituições, empreendimentos e serviços públicos e privados e estimular a geração de empregos.
A partir de janeiro de 2021, Edmilson vai governar a capital paraense tendo uma Câmara de Vereadores pulverizada entre 21 partidos. Dos 35 vereadores eleitos este ano, sete são filiados a partidos que
compõem a coligação do prefeito eleito.
Professor e arquiteto, Edmilson Rodrigues, 63, foi deputado estadual, deputado federal e se candidatou à prefeitura de Belém em 2012 e em 2016, chegando a ir ao segundo turno. Em 2018, foi reeleito deputado federal.
Em 2016, Edmilson Rodrigues foi condenado por improbidade administrativa por causa de irregularidades na área da educação quando foi prefeito de Belém.
A Justiça Federal condenou o político a devolver mais de R$ 300 mil aos cofres públicos, pagar multa e suspendeu seus direitos políticos por oito anos. O deputado recorreu da condenação e espera por decisão.
Ele vai governar a segunda cidade mais populosa da região Norte do país. Tem 1.499.641 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O novo prefeito governará uma cidade marcada pela violência, Belém é a 5ª capital brasileira em taxa de mortes violentas intencionais: 38,3 por 100 mil habitantes em 2019, segundo a mais recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
