Covid -19

Casos Ativos de Covid-19 dobram em Alagoas no mês de novembro

Estado registrou mais de 4 mil casos positivos e quase cem óbitos em um único mês

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 02/12/2020 18h06 - Atualizado em 02/12/2020 18h06
Casos Ativos de Covid-19 dobram em Alagoas no mês de novembro
Covid-19 - Foto: Reprodução

Com o registro de 4.332 novos casos e 99 mortes provocadas pela Covid-19 em novembro, Alagoas registrou um salto na quantidade de casos ativos da doença durante o mês. O número de pessoas doentes praticamente dobrou entre os dias 1º de novembro e 1º de dezembro.

Alagoas tem atualmente 1.453 pessoas se tratando de Covid-19 em casa ou em hospitais. Este número, que tem como base do Boletim Epidemiológicos de terça-feira (1º de dezembro), corresponde a subtração do total de casos confirmados - que é de 95.152, da quantidade de óbitos (2.341) e de curados (91.358). O resultado dessa operação matemática corresponde a pouco mais que o dobro de casos ativos no início de novembro, que era de 736.

A partir desses números é possível concluir que Alagoas pode estar passando por uma segunda onda da pandemia. Hoje a quantidade de vírus em circulação em Alagoas e as chances de uma pessoa ser contaminada é maior que há um mês atrás. Por conta disso, adotar os cuidados preventivos, como usar máscara de proteção, higienizar as mãos com álcool em gel com frequência, evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social são ainda mais importantes.

No entanto, o que se vê é que a população está mais relaxada quanto a esses cuidados. Até mesmo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que os alagoanos estão menos preocupados com a pandemia. Conforme o instituto, 236 mil alagoanos admitiram não fazer nenhuma restrição e nem adotar cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Outro dado que pode significar que Alagoas está seguindo para um segundo pico da pandemia é a quantidade de casos confirmados por dia. Em 1º de novembro, 31 novos casos foram registrados em Alagoas, um mês depois a quantidade de casos confirmados em um único dia foi quase seis vezes maior: 168, conforme o boletim divulgado na terça. 

Na comparação entre os dois dias, no entanto, foi registrada uma redução de óbitos. Foram dois em 1º de dezembro, contra quatro registrados 30 dias antes.

Faixa etária


Além da quantidade de casos ativos, outro dado que chama a atenção é o aumento na quantidade de casos nas faixas etárias mais baixas. Nos últimos 30 dias, 202 pessoas com idades entre 0 e 10 anos, e mais 312 pessoas entre 10 e 19 anos, testaram positivo para o novo coronavírus em Alagoas.

Desde o início da pandemia, foram registrados no Estado 2.480 casos de Covid-19 em crianças até dez anos e 5.650 casos em crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos.

Mas a faixa etária que concentra o maior número de casos continua a ser de pessoas entre 30 e 39 anos. Até 1º de dezembro, 22.144 testaram positivo, número que corresponde a 23% do total de casos registrados desde o início da pandemia.