TSE investiga em Maceió mais de 40 denúncias de disparo em massa no WhatsApp
Capital não foi a única cidade alagoana a registrar esse tipo de crime
Apesar de ser proibido desde do ano passado, o disparo de mensagens políticas em massa no WhatsApp ainda é uma realidade no país. Entre os meses de outubro e novembro, foram 45 denúncias feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente em Maceió. No país, o número ultrapassou os 10 mil.
Entre as capitais nordestinas, Maceió ficou na penúltima colocação, acima de Teresina com 34 denúncias. Já as que lideraram a lista, está Aracaju com 229, Recife (175) e Fortaleza (123).
Mas a capital não foi a única a entrar na lista. Novo Lino teve quatro denúncias; Cajueiro e Craíbas com uma cada.
Segundo relatório do TSE, divulgado pela agência de dados Fiquem Sabendo, a maior parte das queixas veio de quem recebeu mensagens de números que não estavam em sua lista de contatos.
Ainda de acordo com a Justiça Eleitoral, muitos eleitores reclamaram de mensagens genéricas - cujo conteúdo claramente não estava direcionado a uma pessoa especíca -, além de mensagens espalhadas em grupos e chats de colegas.
Segundo a resolução nº 23.610, publicada em dezembro de 2019 pelo TSE, os candidatos podem se comunicar com seus eleitores pelo WhatsApp ou outro aplicativo de mensagem instantânea, desde que tenham o consentimento expresso do titular do número de telefone, e-mail ou outro contato. A norma se adequa às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro no Brasil. O que é vedado é a contratação do disparo em massa de mensagens. O órgão define como disparo em massa quando uma “pessoa, empresa, robô ou grupo envia mensagem, ao mesmo tempo ou com intervalos de tempo, para grande número de pessoas”.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
