Operação apreendem mil toneladas de espécies em período de defeso
Respeitar o período de reprodução dos animais é de extrema importância

Desde a semana passada foi iniciada a Operação Panulirus, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) que tem como objetivo de fiscalizar e monitorar a comercialização das espécies que estão no período de defeso.
Na primeira etapa da Operação, 11 multas e apreensões foram efetuadas, duas foram pelo flagrante de um casal de aves silvestres mantidos em cativeiro, o que totalizou R$91.080,00. Todo o litoral alagoano está sendo monitorado.
Ainda, houve a apreensão de aproximadamente 1.039 toneladas de produtos. Que em seguida foram doados para instituições de caridade, devidamente registradas. Ressaltando que os empreendimentos que não tiverem a declaração de estoque terão as mercadorias apreendidas.
Respeitar o período de reprodução dos animais é de extrema importância para garantir os estoques naturais e a proteção das espécies. Para isso, o período de defeso é estabelecido por legislações e normativas dos órgãos ambientais.
Espécies e datas do Período de Defeso:
Camarão rosa, sete-barbas e branco – 1º de dezembro a 15 de maio
Caranguejo uçá - 1º de dezembro a 31 de maio
Caranguejo guaiamum – 1º de dezembro a 31 de março
Lagosta vermelha e verde - 1º de dezembro a 31 de maio
Pargo – 15 de dezembro a 30 de abril
Veja também
Últimas notícias

OAB suspende carteira de advogado e influenciador preso por agressão contra a ex

Medidas sobre anúncio de fechamento da maternidade do Chama estão sob análise do MP

Com alta de 17,4%, AL atinge recorde de renda, mas desafios sociais persistem

Seduc realiza 6º convocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial

Estado inicia programa em Arapiraca e fortalece parceria com municípios para melhorar acesso à saúde

Maceió realiza 2ª Feira de Cultura e Empreendedorismo LGBT+ com arte, afeto e resistência
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
