Operação apreendem mil toneladas de espécies em período de defeso
Respeitar o período de reprodução dos animais é de extrema importância
Desde a semana passada foi iniciada a Operação Panulirus, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) que tem como objetivo de fiscalizar e monitorar a comercialização das espécies que estão no período de defeso.
Na primeira etapa da Operação, 11 multas e apreensões foram efetuadas, duas foram pelo flagrante de um casal de aves silvestres mantidos em cativeiro, o que totalizou R$91.080,00. Todo o litoral alagoano está sendo monitorado.
Ainda, houve a apreensão de aproximadamente 1.039 toneladas de produtos. Que em seguida foram doados para instituições de caridade, devidamente registradas. Ressaltando que os empreendimentos que não tiverem a declaração de estoque terão as mercadorias apreendidas.
Respeitar o período de reprodução dos animais é de extrema importância para garantir os estoques naturais e a proteção das espécies. Para isso, o período de defeso é estabelecido por legislações e normativas dos órgãos ambientais.
Espécies e datas do Período de Defeso:
Camarão rosa, sete-barbas e branco – 1º de dezembro a 15 de maio
Caranguejo uçá - 1º de dezembro a 31 de maio
Caranguejo guaiamum – 1º de dezembro a 31 de março
Lagosta vermelha e verde - 1º de dezembro a 31 de maio
Pargo – 15 de dezembro a 30 de abril
Veja também
Últimas notícias
Homem é assassinado com mais de dez tiros no município de Maragogi
Turista sofre reação alérgica após comer caranguejo e morre na Praia do Francês
Operação em AL mira grupo que sonegou R$ 102 milhões em esquema
Homem é achado morto na faixa de areia da Praia da Avenida, em Maceió
Homem morre a caminho do hospital após grave acidente no Agreste de AL
Jovem assassinada no interior de AL estava grávida e tinha discutido com o ex
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
