Covid-19: mesmo com aumento de casos, números ainda são menores que no pico
Em junho, Alagoas registrou 25 mil novos casos; já em novembro, foram 4 mil novos registros
Após cerca de quatro meses de quedas contínuas no número de positivos para Covid-19, Alagoas voltou a registrar um aumento de casos confirmados.
Os dados da Secretaria de Estado da Saúde, sistematizados pelo brasil.io e analisados pela Agência Tatu, apontam que Alagoas reduziu os casos de 25.674 no mês de junho para 3.910 no mês de outubro. Já em novembro a quantidade voltou a subir, tendo registrado 4.195 novos casos confirmados para o novo coronavírus. Veja o gráfico:
A ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19 também foi afetada com o aumento dos casos. Enquanto em outubro era de 37% nos leitos de UTI e de 21% nos leitos totais, na última quarta-feira (9), a Sesau divulgou em boletim que a ocupação atual é de 52% nos leitos de UTI e de 37% nos leitos totais.

Dados de ocupação de leitos em 9 de dezembro
Em setembro, quando os casos da doença estavam diminuindo, o Governo de Alagoas desativou o Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares, que ficava no bairro de Jaraguá, em Maceió, o que impacta no percentual de ocupação dos leitos atual.
Em números absolutos, em 28 de outubro havia 159 leitos ocupados para um total de 774 disponíveis. Atualmente são 202 pacientes internados para um total de 546 leitos.
Em nota, a Sesau informou que está monitorando este aumento e que pode aumentar as vagas caso seja necessário. “Alagoas tem condições de continuar fazendo o enfrentamento à pandemia da Covid-19 com todos os seus hospitais novos que foram entregues à população. Se houver necessidade, com certeza, o Hospital de Campanha será novamente estruturado e os leitos nos hospitais privados e filantrópicos serão contratualizados”, informa.
Para a Secretaria, houve descuido da população quanto aos cuidados que dizem respeito à pandemia. “O aumento de casos da doença já era esperado, pois durante os últimos meses houve registros de aglomerações políticas, as pessoas não estão mais seguindo as regras que versam sobre distanciamento social, utilização de máscaras, uso de álcool gel 70°, lavagem das mãos com sabão, métodos protetivos que são considerados importantes no combate à doença. A alta temporada também é um fator que contribui para este aumento nos casos ativos da Covid-19”, afirma.
Veja também
Últimas notícias
Grupo encapuzado mata jovem a tiros e ‘libera’ os amigos dele para fugir na parte alta de Maceió
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
