Tereza Nelma vota favorável para assegurar 100% dos recursos do Fundeb para o ensino público
A deputada afirmou que a votação faz parte de um longo trabalho em defesa da educação
A deputada federal Tereza Nelma votou favorável à destinação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) à rede pública de ensino. Agora, o projeto que regulamenta o Fundeb irá à sanção presidencial.
A deputada afirmou que a votação faz parte de um longo trabalho em defesa da educação. “Fui membro da Comissão Especial que analisou o novo Fundeb. Construímos um texto que fosse melhor para a educação pública, que valorize os profissionais da educação e possa dar mais qualidade no ensino público, com mais investimentos e melhor distribuição dos recursos. E agora reafirmamos esse compromisso”, pontuou a deputada.
Para a deputada Tereza, a votação não significa que as entidades filantrópicas estarão desamparadas. “Há outros mecanismos e propostas para que possamos contemplar o trabalho importantíssimo realizado pelas entidades de ensino filantrópicas e comunitárias. Assim como na votação do Fundeb, podemos construir também um novo projeto que possa ampliar a atuação desses estabelecimentos de ensino”, ressaltou a parlamentar.
A votação que garantiu 100% dos recursos do novo Fundeb para a educação pública foi fruto de acordo entre os deputados, que concordaram em retomar o relatório do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) após articulação dos setores da educação e mobilização popular em defesa do texto original.
“Nossa educação pública carece de mais investimentos, de um olhar mais humanizado para o estudante, para o professor, porque é com a educação que transformaremos nossa realidade. O ensino é a ferramenta mais eficiente para quebrar barreiras da desigualdade e que abre portas para quem tem menos oportunidades. E o Fundeb faz parte dessa transformação. Meu voto foi em defesa de tudo isso”, finalizou Tereza Nelma
Em agosto deste ano, o Congresso promulgou o novo Fundeb permanente que redistribui melhor as verbas entre entes federativos. O prazo final para regulamentação do fundo é até 31 de dezembro para manter seus recursos às escolas públicas em 2021.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
