Tereza Nelma vota favorável para assegurar 100% dos recursos do Fundeb para o ensino público
A deputada afirmou que a votação faz parte de um longo trabalho em defesa da educação
A deputada federal Tereza Nelma votou favorável à destinação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) à rede pública de ensino. Agora, o projeto que regulamenta o Fundeb irá à sanção presidencial.
A deputada afirmou que a votação faz parte de um longo trabalho em defesa da educação. “Fui membro da Comissão Especial que analisou o novo Fundeb. Construímos um texto que fosse melhor para a educação pública, que valorize os profissionais da educação e possa dar mais qualidade no ensino público, com mais investimentos e melhor distribuição dos recursos. E agora reafirmamos esse compromisso”, pontuou a deputada.
Para a deputada Tereza, a votação não significa que as entidades filantrópicas estarão desamparadas. “Há outros mecanismos e propostas para que possamos contemplar o trabalho importantíssimo realizado pelas entidades de ensino filantrópicas e comunitárias. Assim como na votação do Fundeb, podemos construir também um novo projeto que possa ampliar a atuação desses estabelecimentos de ensino”, ressaltou a parlamentar.
A votação que garantiu 100% dos recursos do novo Fundeb para a educação pública foi fruto de acordo entre os deputados, que concordaram em retomar o relatório do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) após articulação dos setores da educação e mobilização popular em defesa do texto original.
“Nossa educação pública carece de mais investimentos, de um olhar mais humanizado para o estudante, para o professor, porque é com a educação que transformaremos nossa realidade. O ensino é a ferramenta mais eficiente para quebrar barreiras da desigualdade e que abre portas para quem tem menos oportunidades. E o Fundeb faz parte dessa transformação. Meu voto foi em defesa de tudo isso”, finalizou Tereza Nelma
Em agosto deste ano, o Congresso promulgou o novo Fundeb permanente que redistribui melhor as verbas entre entes federativos. O prazo final para regulamentação do fundo é até 31 de dezembro para manter seus recursos às escolas públicas em 2021.
Veja também
Últimas notícias
Caso Rhavy: mãe nega ter matado filho e acusa padrasto durante julgamento
Homem é preso por descumprir medida protetiva no bairro Batingas, em Arapiraca
Hospital de AL registra óbito de mulher que está viva após confusão com nomes
Sine Alagoas disponibiliza mais de 2,8 mil vagas de emprego esta semana
Homem suspeito de homicídio no Village Campestre é preso no Centro de Murici
Motociclista por aplicativo quebra perna durante assalto no Poço, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
