MPT e sindicatos participam de audiência com secretário de saúde para encontrar saída que permita continuidade de atividades de hospital
O Ministério Público do Trabalho deve se reunir novamente com a Sesau
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e sindicatos de trabalhadores participaram de audiência na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na última terça-feira, 22, para encontrar uma solução que possa permitir a continuidade das atividades do hospital filantrópico São Vicente de Paulo, localizado em União dos Palmares. A reunião também teve o objetivo de solucionar o pagamento de encargos trabalhistas a cerca de 70 empregados que deverão ser demitidos. O hospital não teria condições de pagar todas as verbas contratuais dentro dos prazos porque aguarda o pagamento de repasses por parte da secretaria de saúde estadual.
Até o momento, 26 profissionais já foram dispensados do hospital. De acordo com a entidade, todas as rescisões trabalhistas foram quitadas, com exceção do valor correspondente à multa de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O hospital afirmou que pretende pagar a multa do fundo de garantia com recursos repassados pela Sesau e que correspondem a serviços prestados à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As dificuldades financeiras do Hospital São Vicente de Paulo foram agravadas com a inauguração do Hospital Regional da Mata e com a transferência, pelo Estado de Alagoas, de serviços que eram executados pela entidade hospitalar de União dos Palmares. Por conta das dificuldades em quitar as verbas trabalhistas, devido à redução dos serviços no hospital, trabalhadores estão insatisfeitos com a situação e afirmaram que deverão acionar a justiça.
“Os empregados têm a opção de buscar o poder judiciário trabalhista, pois é um direito que lhes assiste, mas o que sempre aconselhamos e buscamos é uma solução negociada para resolver o problema”, explicou o procurador-chefe do MPT em Alagoas, Rafael Gazzaneo, responsável por conduzir a mediação sobre o assunto e instaurada após pedido do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal).
Na reunião de terça-feira, realizada na Sesau, o secretário estadual de saúde, Alexandre Ayres, se disponibilizou a encontrar alternativas para solucionar o problema e evitar o encerramento, no futuro, das atividades do hospital.
O Ministério Público do Trabalho deve se reunir novamente com a Sesau e com os representantes dos sindicatos envolvidos, além do hospital, para verificar os avanços nas negociações.
Veja também
Últimas notícias
Inscrições para curso superior de Horticultura no Ifal Maragogi vão até 8 de fevereiro
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca e deixou cinco mortos em MG é preso
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado dentro de barragem, em Arapiraca
Vereadores destacam potencial produtivo da Câmara de Maceió na Feira dos Municípios
Traipu destaca suas potencialidades na estreia na 13ª Feira de Municípios Alagoanos
Ao lado de JHC e Paulo Dantas, Lula entrega moradias e comemora marco do Minha Casa, Minha Vida
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
