Brasil registra 1.266 mortes por Covid-19 em um dia, e total passa de 199 mil
País contabilizou 199.043 óbitos e 7.874.539 casos da doença desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos da imprensa
O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (6).
O país registrou 1.266 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 199.043 óbitos desde o começo da pandemia. É o maior número de mortes registrado em um só dia desde 18 de agosto. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 729. A variação foi de -1% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.874.539 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 62.532 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 36.367 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -19% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de queda nos diagnósticos.
Oito estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: RJ, DF, AM, RO, RR, TO, CE, PB e SE.
Brasil, 6 de janeiro
Total de mortes: 199.043
Registro de mortes em 24 horas: 1.266
Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 729 (variação em 14 dias: -1%)
Total de casos confirmados: 7.874.539
Registro de casos confirmados em 24 horas: 62.532
Média de novos casos nos últimos 7 dias: 36.367 por dia (variação em 14 dias: -19%)
(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 197.956 óbitos e 7.825.616 casos confirmados.)
Estados
Subindo (8 estados + DF): RJ, DF, AM, RO, RR, TO, CE, PB e SE
Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (13 estados): RS, SP, GO, MT, MS, AC, AP, PA, AL, BA, MA, PI e RN
Em queda (5 estados): PR, SC, ES, MG e PE
Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo G1 para analisar as tendências da pandemia).
No estado de SP, que aparece com tendência de queda, a comparação com os dados de duas semanas atrás deve ser analisada com cautela. Devido a uma falha no sistema que impossibilitou a divulgação de dados no dia 16 de dezembro, os dados represados para o dia seguinte puxaram a média da semana de referência para cima. Por isso, nesta terça-feira a comparação está apontando para uma tendência de queda que pode não corresponder à realidade.
Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
