Renan Filho anuncia a criação de Plano Diretor para quatro cidades do litoral norte
Segundo o gestor do Estado, o objetivo é nortear o crescimento urbano e turístico dos municípios
O governador Renan Filho (MDB) anunciou em seu Instagram, nesta quarta-feira (6), a criação de um Plano Diretor para o desenvolvimento do turismo de quatro cidades alagoanas.
O objetivo será incentivar o crescimento turístico dos municípios de Porto de Pedras, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Passo do Camaragibe.
Segundo o gestor do Estado, o objetivo do Plano Diretor é o de estabelecer diretrizes para nortear o crescimento urbano das cidades envolvidas, trabalhando em várias áreas, direcionando ações para o desenvolvimento local e o fortalecimento do turismo sustentável.
Para elaboração dos planos diretores serão investidos R$ 2 milhões em recursos próprios do Governo do Estado, através de quatro convênios firmados com os municípios. O Plano Diretor estabelece diretrizes para nortear o crescimento urbano das cidades nas mais diversas áreas.
Renan Filho afirmou que o Plano Diretor é um instrumento fundamental para definir a estratégia de desenvolvimento das cidades. “Trata-se de uma competência municipal, entretanto, como as cidades sempre têm muitas atribuições e algumas dificuldades financeiras para fazer frente às necessidades, o Estado, por meio de convênio, vai garantir os recursos necessários para que realizem os planos diretores, que serão debatidos com a comunidade e, depois, a partir de um amplo projeto, apreciados pela Câmara de Vereadores”, detalhou o governador.
O Plano Diretor firma normas para construção civil, saneamento básico, preservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, elaboração de diagnóstico de impacto ambiental e de trânsito, democratização do acesso à terra e à habitação, dentre outras. O prefeito de Porto de Pedras destacou a importância da iniciativa.
“O nosso município vem crescendo bastante e o Plano Diretor vai nos dar um ordenamento, um direcionamento para as construções, enfim, para o crescimento do município de forma ordenada, então será de grande importância para toda a região”, afirmou Henrique Vilela, acompanhado pela secretária municipal de Turismo, Zélia Cavalcanti.
O estabelecimento de um Plano Diretor também fomenta o turismo sustentável, uma vez que estabelece medidas para o crescimento ordenado desses municípios localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha costeira do Brasil.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, afirmou que o turismo de Alagoas ganha agora mais um reforço para o seu desenvolvimento sustentável. “Vamos qualificar o destino para receber um turista mais exigente, que conhece outros locais do país e do mundo, e tem um grau comparativo maior na hora de escolher um lugar para viajar. Este convênio prevê a criação de um plano diretor para garantir a ordenação das nossas cidades e evitar a especulação imobiliária, preservando um dos grandes diferenciais dos municípios que compõem a nossa Rota Ecológica e a região Norte. Por isso, vamos começar com Porto de Pedras e expandir o projeto também para São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Passo de Camaragibe, inicialmente”, ressaltou Rafael Brito.
Veja também
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
