Centros de mediação vão beneficiar moradores de Penedo e da parte alta de Maceió
População poderá resolver conflitos antes de ingressar com demandas na Justiça
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) inaugurou, nesta quinta-feira (7), mais dois Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), sendo um na Faculdade Pitágoras, no Shopping Pátio Maceió, e outro na Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo. Com as novas unidades, o Judiciário passa a contar com 27 centros de mediação e conciliação.
O Cejusc da Faculdade Pitágoras é o primeiro dentro de um shopping no estado. "A gente aproveita um espaço de diversão e lazer e coloca uma ferramenta interessante a serviço da comunidade, dos moradores do Benedito Bentes e de bairros adjacentes", destacou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
De acordo com o desembargador, o Cejusc será utilizado para resolver conflitos antes que as partes entrem com ação na Justiça. "Sou fã da ideia da mediação e da conciliação porque entendo que essa é a política que mais aproxima o Judiciário de sua missão, que é resolver conflitos e promover a paz social".
A previsão é que os primeiros atendimentos na unidade comecem dentro de 60 dias. Segundo a professora Savanna Matias, o objetivo é atingir o maior número de pessoas, oferecendo soluções conciliatórias nas áreas de família, Direito Tributário, entre outras.
"É um Centro para a comunidade. Nossa intenção é oferecer um atendimento humanizado, auxiliando as pessoas para que elas resolvam os seus problemas", reforçou.
Faculdade Raimundo Marinho
O Cejusc da Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo, vai funcionar no Núcleo de Prática Jurídica da instituição e também atuará no pré-processual, solucionando demandas consumeristas, de família, entre outras. Segundo o diretor Lucas Romariz, os atendimentos devem começar no início de fevereiro e beneficiar não apenas a comunidade, mas também os alunos.
"Cerca de 40 estudantes de Direito serão agraciados com essa parceria e poderão ter essa experiência na área de conciliação", destacou.
Para o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz José Miranda, a busca pela solução pacífica dos conflitos é o caminho a ser seguido pelo Judiciário. "Quando você tem acordo, todos saem satisfeitos. O objetivo do Cejusc é este: disseminar a cultura da paz".
Participaram dos eventos de inauguração representantes do Shopping Pátio Maceió e das instituições de ensino, além de servidores do Judiciário.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
