Centros de mediação vão beneficiar moradores de Penedo e da parte alta de Maceió
População poderá resolver conflitos antes de ingressar com demandas na Justiça
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) inaugurou, nesta quinta-feira (7), mais dois Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), sendo um na Faculdade Pitágoras, no Shopping Pátio Maceió, e outro na Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo. Com as novas unidades, o Judiciário passa a contar com 27 centros de mediação e conciliação.
O Cejusc da Faculdade Pitágoras é o primeiro dentro de um shopping no estado. "A gente aproveita um espaço de diversão e lazer e coloca uma ferramenta interessante a serviço da comunidade, dos moradores do Benedito Bentes e de bairros adjacentes", destacou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
De acordo com o desembargador, o Cejusc será utilizado para resolver conflitos antes que as partes entrem com ação na Justiça. "Sou fã da ideia da mediação e da conciliação porque entendo que essa é a política que mais aproxima o Judiciário de sua missão, que é resolver conflitos e promover a paz social".
A previsão é que os primeiros atendimentos na unidade comecem dentro de 60 dias. Segundo a professora Savanna Matias, o objetivo é atingir o maior número de pessoas, oferecendo soluções conciliatórias nas áreas de família, Direito Tributário, entre outras.
"É um Centro para a comunidade. Nossa intenção é oferecer um atendimento humanizado, auxiliando as pessoas para que elas resolvam os seus problemas", reforçou.
Faculdade Raimundo Marinho
O Cejusc da Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo, vai funcionar no Núcleo de Prática Jurídica da instituição e também atuará no pré-processual, solucionando demandas consumeristas, de família, entre outras. Segundo o diretor Lucas Romariz, os atendimentos devem começar no início de fevereiro e beneficiar não apenas a comunidade, mas também os alunos.
"Cerca de 40 estudantes de Direito serão agraciados com essa parceria e poderão ter essa experiência na área de conciliação", destacou.
Para o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz José Miranda, a busca pela solução pacífica dos conflitos é o caminho a ser seguido pelo Judiciário. "Quando você tem acordo, todos saem satisfeitos. O objetivo do Cejusc é este: disseminar a cultura da paz".
Participaram dos eventos de inauguração representantes do Shopping Pátio Maceió e das instituições de ensino, além de servidores do Judiciário.
Últimas notícias
Procurado por roubo e organização criminosa é preso em Maceió
Guarda Municipal prende em flagrante homem suspeito de assalto no Centro de Maceió
Marlan Ferreira celebra os 144 anos de Limoeiro de Anadia com inaugurações e investimentos em diversas áreas
Teto de posto de combustível cede e atinge carro em Arapiraca
Ronaldo Lessa cancela compromissos após ser diagnosticado com pneumonia
Traipu inaugura pavimentações e autoriza novas obras de infraestrutura em parceria com a Codevasf
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
