Vacinação contra covid poderá ser periódica, diz diretor do Butantan
SUS será referência para demais vacinações
O médico Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que a vacinação contra o novo coronavírus poderá se tornar periódica, Avaliação não se refere apenas à CoronaVac, que o instituto produz.
"Não sei se anual, mas serão necessárias vacinações periódicas, se o vírus permanecer", afirmou o pesquisador do instituto brasileiro que produzirá a CoronaVac em parceria com a chinesa Sinovac. O intervalo e a quantidade de doses da CoronaVac continuam a ser estudados.
Para o médico, que foi entrevistado ontem em uma rede de educação, o novo coronavírus (Sars-CoV-2) deverá continuar a circular, como já ocorre com outros tipos de coronavírus, mas de maneira "muito pouco patogênica", ou seja, menos prejudicial, após a vacinação da população.
"Acho que ele [o vírus] vai permanecer", disse Covas. "É achismo mesmo, por uma razão muito simples: nós temos coronavírus circulando. Não é a primeira vez que a gente encontra o coronavírus. Agora, no inverno, muitas pessoas vão ter um tipo de resfriado definido por um coronavírus", afirmou o pesquisador, lembrando que há três tipos de coronavírus.
Como referência, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é anual e voltada, em especial, a grupos prioritários, como, idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde, mas qualquer um pode se vacinar.
"A pessoa pega esse resfriado por esse coronavírus, desenvolve uma imunidade contra ele. Passa algum tempo, essa imunidade cai e, no outro ano, [a pessoa] pega de novo esse coronavírus", explicou Covas. "Pode ser que aconteça isso [com o novo coronavírus]. Daí a necessidade da vacinação periódica. Se isso acontecer, terá, sim, que ser incluído no calendário de vacinação [do Ministério da Saúde]."
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
