Vacinação contra covid poderá ser periódica, diz diretor do Butantan
SUS será referência para demais vacinações

O médico Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que a vacinação contra o novo coronavírus poderá se tornar periódica, Avaliação não se refere apenas à CoronaVac, que o instituto produz.
"Não sei se anual, mas serão necessárias vacinações periódicas, se o vírus permanecer", afirmou o pesquisador do instituto brasileiro que produzirá a CoronaVac em parceria com a chinesa Sinovac. O intervalo e a quantidade de doses da CoronaVac continuam a ser estudados.
Para o médico, que foi entrevistado ontem em uma rede de educação, o novo coronavírus (Sars-CoV-2) deverá continuar a circular, como já ocorre com outros tipos de coronavírus, mas de maneira "muito pouco patogênica", ou seja, menos prejudicial, após a vacinação da população.
"Acho que ele [o vírus] vai permanecer", disse Covas. "É achismo mesmo, por uma razão muito simples: nós temos coronavírus circulando. Não é a primeira vez que a gente encontra o coronavírus. Agora, no inverno, muitas pessoas vão ter um tipo de resfriado definido por um coronavírus", afirmou o pesquisador, lembrando que há três tipos de coronavírus.
Como referência, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é anual e voltada, em especial, a grupos prioritários, como, idosos, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde, mas qualquer um pode se vacinar.
"A pessoa pega esse resfriado por esse coronavírus, desenvolve uma imunidade contra ele. Passa algum tempo, essa imunidade cai e, no outro ano, [a pessoa] pega de novo esse coronavírus", explicou Covas. "Pode ser que aconteça isso [com o novo coronavírus]. Daí a necessidade da vacinação periódica. Se isso acontecer, terá, sim, que ser incluído no calendário de vacinação [do Ministério da Saúde]."
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
