Secretário Nacional diz que afundamento de bairros é o principal desastre do país no momento
Alexandre Lucas, esteve na tarde desta quinta-feira (14) reunido com o prefeito da capital, João Henrique Caldas (PSB)
Com uma nova gestão, iniciam novas articulações entre o Governo Federal e a Prefeitura de Maceió sobre a situação dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto que estão afundando devido a atividade mineradora.
O secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, esteve na tarde desta quinta-feira (14) reunido com o prefeito da capital, João Henrique Caldas (PSB), onde discutiram o tema, e ele foi enfático: “Esse é o principal desastre no momento no Brasil”.
A Prefeitura criou um Gabinete relacionado aos bairros afetados pela mineração em Maceió tendo como integrantes servidores do Gabinete do Prefeito; PGM; secretariais municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável; e SMTT.
Na semana passada, um acordo firmado pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e as Defensorias Públicas do Estado de Alagoas e da União com a Braskem S.A ampliou as áreas consideradas de riscos e os procedimentos de compensação financeira nestes bairros. A Braskem deve ainda disponibilizar R$ 1,7 bilhão para cobrir despesas das desocupações.