China libera, e insumos para a Coronavac estão prontos para embarcar, diz Bolsonaro
Liberação já era aguardada pelo Instituto Butantan, que, com a chegada do material ao Brasil, prevê envasar cerca de 11 milhões de doses
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (25/1) que a China vai exportar para o Brasil os insumos necessários para a produção da Coronavac. Segundo o chefe do Executivo, a entrega deve ocorrer “nos próximos dias”.
Nas redes sociais, Bolsonaro disse que serão 5.400 litros de insumos. De acordo com o mandatário do país, a exportação do material foi aprovada, e os insumos já estão em área aeroportuária, para pronto envio ao Brasil.
Após o anúncio do presidente, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse que o governo chinês está trabalhando junto ao Brasil “na luta contra a pandemia”.
“A China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia”, escreveu o diplomata nas redes sociais.
A liberação da matéria-prima que permite a continuação da Coronavac no Brasil estava sendo aguardada pelo Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante em solo brasileiro.
Como cada litro de insumo pode resultar em 1 milhão de doses, o Butantan prevê envasar cerca de 11 milhões de doses com a chegada do material.
O instituto recebeu, vindas da China, 6 milhões de doses prontas, que tiveram autorização para uso emergencial pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). Na semana passada, a agência aprovou um novo pedido emergencial, desta vez para mais 4,8 milhões de doses envasadas no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
