Em apenas uma semana mortes por covid-19 aumentam 9% em AL
"Vacinação não representa fim da pandemia", diz coordenador Gabriel Bádue
O mais recente relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento da Covid-19, divulgado nessa terça-feira (26), revelou que houve redução de 6% no número de novos casos da Covid-19, em Alagoas em comparação a semana anterior. Já em relação aos óbitos, foi registrado um aumento de 9%.
Apesar da redução no número de casos da doença os dados devem ser interpretados de forma cautelosa. O coordenador do Observatório, Gabriel Bádue, chamou atenção para o alto número de casos em investigação laboral. De acordo com o relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde de ontem, existem no estado 8.045 casos suspeitos.
"Apesar da aparente estabilidade na incidência de casos desde as últimas semanas de 2021, o alto número de casos suspeitos e a tendência de alta de óbitos são evidências do descontrole da pandemia no estado, principalmente em Maceió, que tem concentrado a maioria dos casos e óbitos neste período", alerta Bádue.
O pesquisador ainda ressaltou que 'o início da vacinação não vai acabar com a pandemia como num passe de mágica'. "Dadas as indefinições por parte do governo federal quanto a aquisição de vacinas e a um Plano Nacional de Imunização, incluindo cronograma e faixas de vacinação, nosso programa de imunização caminha a passos lentos", ressaltou Bádue.
Cuidados como higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento social ainda são os principais mecanismos na luta contra o novo Coronavírus, pontuou o especialista.
"Precisamos redobrar os cuidados a fim de evitar um descontrole ainda maior na transmissão do novo Coronavírus, o que poderá gerar uma sobrecarga do sistema de saúde e aumento do número de vítimas fatais", finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
