Em apenas uma semana mortes por covid-19 aumentam 9% em AL
"Vacinação não representa fim da pandemia", diz coordenador Gabriel Bádue
O mais recente relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento da Covid-19, divulgado nessa terça-feira (26), revelou que houve redução de 6% no número de novos casos da Covid-19, em Alagoas em comparação a semana anterior. Já em relação aos óbitos, foi registrado um aumento de 9%.
Apesar da redução no número de casos da doença os dados devem ser interpretados de forma cautelosa. O coordenador do Observatório, Gabriel Bádue, chamou atenção para o alto número de casos em investigação laboral. De acordo com o relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado na tarde de ontem, existem no estado 8.045 casos suspeitos.
"Apesar da aparente estabilidade na incidência de casos desde as últimas semanas de 2021, o alto número de casos suspeitos e a tendência de alta de óbitos são evidências do descontrole da pandemia no estado, principalmente em Maceió, que tem concentrado a maioria dos casos e óbitos neste período", alerta Bádue.
O pesquisador ainda ressaltou que 'o início da vacinação não vai acabar com a pandemia como num passe de mágica'. "Dadas as indefinições por parte do governo federal quanto a aquisição de vacinas e a um Plano Nacional de Imunização, incluindo cronograma e faixas de vacinação, nosso programa de imunização caminha a passos lentos", ressaltou Bádue.
Cuidados como higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento social ainda são os principais mecanismos na luta contra o novo Coronavírus, pontuou o especialista.
"Precisamos redobrar os cuidados a fim de evitar um descontrole ainda maior na transmissão do novo Coronavírus, o que poderá gerar uma sobrecarga do sistema de saúde e aumento do número de vítimas fatais", finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é autuado por perturbação do sossego no município de Colônia Leopoldina
Jovem é ameaçada de sofrer agressão no município de Japaratinga
Hoje é Dia: Confira datas, fatos e feriados de dezembro de 2025
CNU 2025: governo divulga nesta segunda os locais das provas discursivas; veja como acessar
Festa de Arapiraca reúne amigos e movimenta comércio local e cenário musical
Jovem de 21 anos é autuado por lesão corporal no município de Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
