Empresas enviam relatório sobre estoque de oxigênio à Secretaria Municipal de Saúde
O pedido de informações foi elaborado pelo município e encaminhado, no mês passado, a oito hospitais e três fornecedores
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió recebeu dos hospitais e empresas fornecedoras de oxigênio relatórios sobre a produção e estoque de oxigênio. Após a cidade de Manaus entrar em colapso devido a falta do insumo, Belém (PA) e Porto Velho (RO) também apresentaram dificuldade em obter o material.
O pedido de informações foi elaborado pelo município e encaminhado, no mês passado, a oito hospitais e três fornecedores.
O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Pedro Madeiro, e pelo coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, e as respostas serão apresentadas aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, que solicitaram medidas preventivas por parte do Município.
Segundo o coordenador do GGI Covid-19, o retorno ao pedido foi feito dentro do prazo de 72 horas estipulado em ofício e deixou o Município tranquilo em relação ao abastecimento pelo insumo.
Os hospitais contratualizados com o Município também garantiram o abastecimento de oxigênio para um eventual pico de casos previsto para o início do período chuvoso, em março. “Vamos continuar monitorando e acompanhando de perto as reservas de oxigênio de forma a garantir o atendimento de todos”, destacou o coordenador.