Covid-19: paciente morre após receber transplante de pulmões infectados com a doença
Esse seria o primeiro caso comprovado em que o vírus foi transmitido por meio de um transplante de órgãos
Médicos afirmaram que uma mulher morreu dois meses após receber os pulmões de uma doadora infectada com o coronavírus. O caso aconteceu no ano passado em Michigan, nos Estados Unidos, mas só foi divulgado agora.
Segundo a U.S. News, a doadora não apresentava sintomas da Covid-19 e inicialmente havia testado negativo para a doença. Esse seria o primeiro caso comprovado em que o vírus foi transmitido por meio de um transplante de órgãos. Um cirurgião que tratou dos pulmões do doador também foi infectado com o coronavírus e adoeceu, mas conseguiu se recuperar.
"Em hipótese alguma teríamos usado os pulmões se tivéssemos um PCR positivo." – Declarou Daniel Kaul, diretor do serviço de doenças infecciosas de transplantes da Michigan Medicine. Ele também é co-autor do relatório sobre o caso no American Journal of Transplantation.
De acordo com o jornal médico, o vírus foi transmitido quando os pulmões de uma mulher que morreu após sofrer uma grave lesão cerebral em um acidente de carro foram transplantados para a outra mulher, que sofria com doença pulmonar obstrutiva crônica.
As amostras de nariz e garganta coletadas rotineiramente de doadores e receptores de órgãos apresentaram resultados negativos para a SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. Entretanto, três dias após a operação a receptora apresentou febre. Sua pressão arterial também caiu e sua respiração tornou-se difícil. O exame de imagem mostrou sinais de infecção pulmonar.
À medida em que sua condição piorava, a paciente desenvolveu choque séptico e problemas de função cardíaca. Os médicos decidiram fazer o teste de SARS-CoV-2. As amostras de seus novos pulmões deram positivo.
Suspeitando da origem da infecção, os médicos coletaram uma amostra do fluido lavado das profundezas dos pulmões da doadora, que, quando foi testado, deu positivo para o vírus.
Embora não seja surpreendente que o SARS-CoV-2 possa ser transmitido através de pulmões infectados, ainda não se sabe se outros órgãos afetados pelo COVID-19 – coração, fígado e rins, por exemplo – podem transmiti-lo também.
Veja também
Últimas notícias
Homem que abusava sexualmente de sobrinha em situação de vulnerabilidade é preso em Maceió
Mulher é presa com dez quilos de cocaína em bagagem no município de São Sebastião
Encontro Nordestino de Multicolecionismo faz sucesso em Arapiraca e atrai grande público
Seplag anuncia segunda convocação de aprovados no concurso da Saúde para exames admissionais
DMTT aborda van superlotada e com tacógrafo vencido, em Maceió
Febre nos Estados Unidos, cruzeiros nudistas têm uma série de regras: uma delas válida só para homens
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
